TV 247 logo
    André Barroso avatar

    André Barroso

    Artista plástico da escola de Belas Artes da UFRJ com curso de pós-graduação em Educação e patrimônio cultural e artístico pela UNB. Trabalhou nos jornais O Fluminense, Diário da tarde (MG), Jornal do Sol (BA), O Dia, Jornal do Brasil, Extra e Diário Lance; além do semanário pasquim e colaboração com a Folha de São Paulo e Correio Braziliense. 18h50 pronto

    163 artigos

    HOME > blog

    As viúvas do X

    A lei funciona para todos

    (Foto: REUTERS/Tingshu Wang/Arquivo)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Estamos vendo muitas carpideiras de extrema direita chorando lágrimas de crocodilo, se dizendo vítima de censura, que está vivendo uma ditadura e pedindo para que Elon Musk seja considerado um mártir. É preciso entender três situações, antes de sacar seu lenço para chorar. As pessoas precisam entender primeiro que o bilionário não é um altruísta e tem interesses capitalistas severos sem menor empatia com outro ser humano, tanto que sua filha Vivian Jenna Wilson o abandonou. Não é difícil estar envolvido em alguma polêmica, principalmente quando envolve interesses particulares.

    A SpaceX é acusada de demissões irregulares, não respeitando as leis trabalhistas. Como adepto da extrema direita e apoiador declarado de Trump, Musk apoia todo tipo de conspiração e apoia fundamentalistas brancos. Por vezes postava mentiras e desinformações sobre a eleição que Trump perdeu, e quando comprou o Twitter, restaurou contas de conspiradores como Alex Jones, alegando liberdade de expressão. O caso mais grave, foi quando, por interesse ao Lítio da Bolívia que não conseguiu acesso, resolveu apoiar golpes que houverem no país, falando abertamente sobre isso.

    Se fizerem um exame anual da consciência, um check-up moral, vão perceber que o estado geral não é bom. Alexandre de Moraes é o censor do Brasil? Elon Musk é a vítima? O Brasil possui leis. Todos estamos debaixo do guarda-chuva das leis. Pessoas físicas e jurídicas. Todos que estão no Brasil, sejam empresas brasileiras e estrangeiras que atuam aqui, estão sujeitas às penas da lei no país. Se Elon Musk desrespeita as leis mundo afora, se achando o rei do planeta, por aqui ele está sujeito às sanções das nossas leis como qualquer um. Quando desrespeitou as ordens judiciais brasileiras, achou que nada aconteceria. Mas o STF deu 24h para o X designar um representante legal no Brasil, já que demitiu todos os funcionários por aqui. E como não tem representação legal, não existe essa empresa por aqui. A lei funciona para todos.

    Sempre o homem maduro é o que desiste da virtude impossível para não perder a possível. Muitos alegaram insegurança jurídica. Foi mesmo? A direita está sendo perseguida? Uma empresa que foi diversas vezes informada, pedida, recebeu medidas cautelares de inquéritos policiais, até o limite, ou seja, houve tempo para entender e se adequar, resolveu peitar pagando as multas que aumentavam cada vez mais e no fim demitir os funcionários. Retirar a representação é um subterfugio ilegal, pois imaginaram que se dessem um ghost, impossibilitando que pudessem ter contato com algum representante, não iria acontecer nada. Mas o ghost é uma atitude adolescente, porque se querem ter brasileiros acessando o X, precisam estar dentro da lei. Maior insegurança jurídica é a recusa em obedecer a lei.

    Mas tudo que está ruim, pode piorar. Musk para comprar o Twitter, que mudou para X, teve que pegar empréstimo. Foram 13 bilhões em empréstimos tendo como garantia suas ações. Desde que comprou o Twitter, que objetivamente tinha interesse para influenciar politicamente, Musk fez uma gestão muito porca e infantil, fazendo com que a empresa só desse prejuízo. Perdeu por volta de 84% do seu valor real. Os empréstimos serão pagos como? Terá que liquidar alguma coisa. Vai ter que vender ações da Tesla. Ou seja, vai virar uma bola de neve, acabando com o X, perdendo valor na Tesla e assim por diante. E de quebra, pode provocar a maior crise financeira dos Estados Unidos desde 2008. A menos, que o governo socorra os bancos e o Elon Musk, como fez para estancar a crise de 2008. Mas vamos recordar que seu amigo Trump está perdendo na intenção de votos para a presidência americana para Kamala Harris, do qual o próprio Musk chamou de feia e louca numa live.

    Para alguém que se diz superdotado e pretende levar o homem a Marte, dá um pouco de medo encarar suas resoluções. Mas o imperialismo ianque se acha sem limites sempre. Parece coisa antiga falar sobre isso, mas questões Jurássicas se recusam a ser extintas.

    * Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: