Lais Gouveia avatar

Lais Gouveia

Mineira, jornalista e ativista da mídia livre

69 artigos

HOME > blog

DENÚNCIA: Blumenau terá em sua “Oktoberfest” desfile de Zeppelin que foi vitrine da propaganda nazista de Hitler

Não é uma referência de rodapé. É um grande simbolo da proganda nazi Uma Brastemp dos arianos, ovacionada num estado que possui várias células neonazistas.

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Todos os anos, um desfile com referências alemãs ganha as ruas de Blumenau, na já consagrada Oktoberfest, evento típico que faz referências às tradições germânicas das colônias estabelecidas no Sul do Brasil, por imigrantes que buscavam por terra e pão. 

Neste ano, um detalhe chamou a atenção: o desfile contará com a apresentação de um carro alegórico Zeppelin. Pegou a referência?

“A partir de 1933, todas as aeronaves alemãs passaram a ser identificadas com a suástica em seu leme direito e os dirigíveis passam a ser frequentemente utilizados para a propaganda nazista. O Hindenburg [outro dirigível alemão], por exemplo, foi utilizado para sobrevoar o Estádio Olímpico de Berlim, na abertura dos Jogos Olímpicos de 1936”, relembra o historiador  Charles Narloch, tecnologista e pesquisador do MAST (Museu de Astronomia e Ciências Afins), do Rio de Janeiro, que citou em sua tese de doutorado a era dos dirigíveis no Brasil.

Inclusive, existem relatos de que o Graf Zeppelin, outro “Príncipe do Nazismo”, sobrevoou várias cidades, como Joinville, Blumenau e Indaial a caminho de uma viagem para Buenos Aires, no final de junho de 1934.

Ou seja, caros amigos que chegaram até aqui, não é uma referência de rodapé, um cisco no olho, um detalhezinho bobo. É um grande simbolo da proganda nazista. Uma brastemp dos arianos, que será ovacionada num estado que possui várias células neonazistas. 

De acordo com a imprensa catarinense, tudo ocorreu com licitação, à luz do dia, conforme diz a regra: “O Zeppelin Luftschiff Gruppe venceu a disputa contra o Grupo CapyWagen, que como o nome sugere, traria um veículo com uma Capivara para a Rua Quinze de Novembro e um terceiro grupo, o Spielwagen. A disputa foi parar no recurso, com o grupo CapyWagen questionando a vitória do Zeppelin Gruppe, mas a decisão dos jurados foi mantida”, diz o trecho da nota contida no portal “Informe Blumenau”. 

Um Zeppelin que faz alusão ao nazismo venceu uma disputa com uma singela capivara. Isso mesmo! 

Vale ressaltar que muitos moradores de Blumenau  estão indignados com o fato, inclusive agradeço ao cidadão de Blumenau (que não é de bem), que terá seu nome em sigilo por aqui a pedido, que me enviou a denúncia, muito revoltado com a ação. 

A prefeitura ainda não se pronunciou sobre o fato. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: