TV 247 logo
Diego Turato avatar

Diego Turato

Historiador, professor, pesquisador: graduado em história na Universidade Católica de Santos, pós graduado em Gestão no Mackenzie de SP. Mestrando em Ciências Sociais na PUC SP.

3 artigos

HOME > blog

Lições de Maricá

O deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro Washington Quaquá (PT), foi eleito prefeito de Maricá para o quinto mandato consecutivo

Deputado Washington Quaquá (Foto: Ederson Porto)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Vitorioso nas urnas com mais de 73% dos votos válidos, o deputado federal pelo estado do Rio de Janeiro Washington Quaquá (PT), foi eleito prefeito de Maricá para o quinto mandato consecutivo de um governo popular em um dos estados mais conservadores do Brasil, o Rio de Janeiro. Mas como um governo popular consegue se manter por tanto tempo no poder em uma cidade do sudeste? A coluna considera relevante responder essa problemática.

Em 2004, Quaquá, que não tinha nenhuma função parlamentar (não era vereador e nem deputado), candidatou-se ao executivo municipal e ficou em terceiro lugar. A derrota não o desanimou, Quaquá continuou dialogando com o povo e defendendo uma cidade mais justa e igualitária. Fã de Che Guevara e de Fidel Castro (Quaquá vai a Cuba periodicamente), o petista não viu impedimento em compor com o centro político e, em sua primeira vitória para prefeito em 2008, a coligação teve mais de 10 partidos, inclusive o PSDB, que era inimigo nacional do PT e com PSL (atual PL). Quaquá venceu com mais de 61% dos votos válidos em 2008, iniciando o primeiro governo popular de Maricá. Em 2012, ele se reelegeu, seguindo sua pauta de reduzir as desigualdades na cidade. 

Entregas em Maricá - RJ 

Durante os mandatos democráticos, o gestor "arrumou a casa".  A cidade estava abandonada, a prefeitura, à luz de velas, entre outros problemas. Houve investimento pesado na educação com a reforma de aproximadamente 47 escolas, criando 15 de tempo integral, 1 instituto federal, 13 novas creches e a entrega de 14 mil laptops. Outra grande marca foi o trabalho urbanístico em cerca de 25 bairros. A cidade teve mais de 500km asfaltados, a orla da praia ficou linda, aproximadamente 3.000 casas foram entregues através do Minha Casa, Minha Vida. Entregas na área da saúde também foram realizadas com a UPA e o Hospital Che Guevara. Ganharam notoriedade no país a economia solidária através da moeda digital Mumbuca e a gratuidade no transporte diário com os Vermelhinhos (nome dado aos ônibus municipais). Há outras entregas que foram feitas na cidade, aqui é um breve resumo. 

2016, nova liderança e continuidade na revolução 

Enquanto alguns municípios do Sudeste que tiveram governos populares democráticos com vitórias da esquerda não se uniram em seus próprios diretórios municipais e racharam, facilitando para a direita, em Maricá teve unidade, não somente do diretório, mas da frente ampla. Fabiano Horta foi eleito em 2016 com mais de 52% dos votos válidos. 

Anunciado agora em outubro de 2024 por Quaquá como pré-candidato ao governo do Estado do Rio de Janeiro, Fabiano Horta foi vereador em Maricá, deputado federal pelo Estado do Rio de Janeiro, e secretário municipal do Rio de Janeiro. Uma das principais marcas da gestão de Fabiano Horta foi o passaporte universitário, que cria bolsa de estudos em universidades privadas. Há vários outros feitos desde botafoguense, contudo o passaporte universitário é mais uma política pública de Maricá que é modelo para o Brasil. 

Portanto, as principais lições de Maricá são: 

1) Unidade partidária e frente ampla com os diferentes;

2) Entregas na educação, urbanismo, saúde, moradia, combate à fome e redução das desigualdades; 

3) Formar novas lideranças; 

4) Manter as entregas nas áreas citadas acima; 

5) Manter a unidade partidária, e a frente ampla compondo com diferentes. 

Obs: embora o título da matéria seja lições de Maricá, o que está sendo feito naquele município tem semelhança com o que o PT fez nacionalmente nas disputas presidenciais, e em estados como Bahia e Piauí, onde governos populares venceram, no mínimo, 5 vezes. 

* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: