Prognóstico: eleição proporcional de São Paulo
"São Paulo é o município com o maior número de cadeiras em disputa – logo, com a necessidade do menor quociente eleitoral em relação aos votos válidos do país"
Os times já estão escalados para disputar as vagas disponíveis na Câmara Municipal de São Paulo para os próximos quatro anos, com mandatos iniciando em 2025.
São vinte e nove partidos, sete organizados em três federações partidárias e outros vinte e dois disputando isoladamente, totalizando 1.008 candidatos (dados extraídos do site do TSE, em 28/08/2024, às 11h13).
De posse dos números referentes ao eleitorado de todas as eleições deste primeiro quarto do século XXI, com início em 2004 e término em 2024, e dos totais de votos válidos de 2002 a 2020, previ estatisticamente os números de votos válidos a serem concretizados em 06 de outubro de 2024. Veja o gráfico abaixo:
São Paulo é o município com o maior número de cadeiras em disputa – portanto, com a necessidade do menor quociente eleitoral em relação aos votos válidos do país. Apresenta o maior eleitorado municipal do Brasil e, provavelmente, é o município com a maior quantidade de partidos organizados e estruturados para a disputa proporcional. Diante de tais características, observando os padrões de votação e de formação de votos de legenda em todas essas eleições, e cruzando as informações de votação de mais de 25 mil resultados, acredito que duas federações partidárias e doze partidos isolados conquistarão vagas na Câmara de Vereadores de São Paulo. São as federações PSOL/REDE e PT/PCdoB/PV, bem como os partidos MDB, UNIÃO, PODE, PL, PP, PSB, PSD, REPUBLICANOS, MOBILIZA, AVANTE, NOVO e PDT.
Abaixo, o prognóstico das vagas possíveis de serem conquistadas por esses partidos e federações partidárias.
Nos próximos artigos detalharei os motivos que me fazem pensar assim.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: