Semana da Consciência Negra em São Paulo é aberta com destaque a relatório antirracista
Documento evidencia o aumento significativo de registros de crimes de racismo em São Paulo
A Câmara Municipal de São Paulo sediou nesta terça-feira (19) a Solenidade de Abertura da Semana da Consciência Negra, organizada pelo vereador João Ananias - PT/SP e pelo Movimento Negro. João Ananias foi saudado por sua dedicação em manter a tradição da solenidade e por promover a 21ª Marcha da Consciência Negra. O deputado Reis - PT/SP também foi homenageado por seu trabalho pioneiro na Câmara em defesa da pauta negra e antirracista, com discursos que destacaram sua importância na luta pela igualdade racial.
Durante o evento, o Ouvidor da Polícia do Estado de São Paulo, Prof. Claudio A. Silva, lançou o relatório antirracista "Relatório Flávio Jorge", com a colaboração da policial Fernanda R. Nunes Pereira. O relatório evidencia o aumento significativo de registros de crimes de racismo em São Paulo, que cresceram mais de 10 vezes entre 2020 e 2023. O documento homenageia Flavio Jorge, co-fundador da marcha e do movimento negro, falecido em junho deste ano.
A solenidade foi marcada por discursos, apresentações culturais e homenagens, reafirmando o compromisso da Câmara com a igualdade racial e o combate ao racismo. João Ananias destacou a importância de celebrar a Consciência Negra, refletindo sobre a história e reforçando o compromisso com a luta contra a desigualdade. A presença da Câmara nesse evento foi vista como um marco diante das forças reacionárias, com mandatos populares sendo essenciais para a continuidade dos avanços sociais dos movimentos negros.
* Este é um artigo de opinião, de responsabilidade do autor, e não reflete a opinião do Brasil 247.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: