TV 247 logo
HOME > Brasil

65% dos brasileiros acreditam que 8/1 foi vandalismo e 30% que foi tentativa de golpe de Estado

Ideia de uma tentativa de golpe é sustentada por 46% dos eleitores do presidente Lula e por apenas 16% dos que apoiaram Bolsonaro no último pleito

(Foto: Marcelo Camargo/Ag. Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Pesquisa realizada pelo Datafolha e divulgada pela Folha de S. Paulo aponta que  65% dos brasileiros consideram que a invasão e depredação das sedes dos Três Poderes, em Brasília, no dia  8 de janeiro de 2023 foram atos de vandalismo. Por outro lado,  30% dos entrevistados enxergam o caso como uma tentativa de golpe de Estado. Ainda conforme o levantamento, 5% dos entrevistados não souberam opinar sobre o assunto.

De acordo com os dados do Datafolha, 77% dos eleitores de Jair Bolsonaro (PL) consideram a invasão como um episódio de vandalismo, enquanto 52% dos eleitores de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) Lula no segundo turno compartilham dessa visão. Por outro lado, a ideia de uma tentativa de golpe é sustentada por 46% dos eleitores do presidente Lula e por apenas 16% daqueles que apoiaram Bolsonaro no último pleito. 

Ao se considerar a preferência partidária dos entrevistados, 45% dos petistas acreditam que houve uma tentativa de golpe, enquanto 78% dos simpatizantes do PL afirmam que foi um ato de vandalismo. Mesmo ao dividir o eleitorado em bolsonaristas, petistas e neutros, as opiniões permanecem divididas. Contudo, um ponto de destaque é a discrepância entre os entrevistados que ganham mais de 10 salários mínimos, onde 40% deles acreditam que a invasão foi uma tentativa de golpe.

Até o momento, o Ministério Público Federal (MPF) já elaborou mais de 1,4 mil denúncias relacionadas ao caso que resultaram na condenação de 145 pessoas envolvidas. As penas impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) variam de 3 a 17 anos de prisão. Jair Bolsonaro também se encontra no centro das investigações pela suspeita de planejar a intentona golpista para manter-se no poder após a derrota para Lula no segundo turno das eleições de 2022.

A pesquisa foi realizada nos dias 19 e 20 de março, entrevistando 2.002 pessoas, com uma margem de erro de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Relacionados