A cada quatro horas, uma pessoa negra é morta em ações policiais
Levantamento da Rede de Observatórios da Segurança mostra que Rio de Janeiro é estado que mais mata pessoas negras em operações.
247 - A cada quatro horas, uma pessoa negra é morta em ações policiais. É o que mostra o levantamento "Pele alvo: a cor da violência policial", feito pela Rede de Observatórios da Segurança, que monitora os estados Bahia, Ceará, Piauí, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo e Maranhão. Os dados publicados no O Globo são de 2020 e foram obtidos via Lei de Acesso à Informação.
Dos 1.092 registros levantados de morte por agentes do estado, 939 eram de pessoas pretas ou pardas, o que corresponde a 86%.
A pesquisa revela também que o Rio de Janeiro é o estado — entre os que são monitorados pela rede — com mais mortes em ações e intervenções policiais. Ano passado, foram 1.245 óbtos, o terceiro maior registro de toda a série histórica.
Entre janeiro e outubro deste ano, foram 38 chacinas, 27 provocadas por agentes do Estado com 128 mortes registradas. Ou seja, 71% das chacinas no estado do Rio são de autoria de agentes do Estado, segundo a rede.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: