As eleições deverão ser cada vez mais violentas, diz Cármen Lúcia
Ministra do STF comentou sobre a escalada de violência nas eleições e cobrou medidas de empresas de tecnologia contra notícias falsas
247 – A ministra do Supremo Tribunal Federal (STF) Cármen Lúcia cobrou nesta quarta-feira (13), em entrevista ao programa Conexão, da GloboNews, que as 'big techs' atuem no combate às fake news durante as eleições municipais deste ano.
De acordo com a ministra, que irá presidir o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) durante as votações, o índice de violência nas eleições municipais cresceram a partir de 2018.
"As eleições municipais são muito mais violentas do que as eleições gerais. No Brasil, as eleições gerais se tornaram com muito mais violência em 2018, e muito mais em 2022. Nas eleições, ninguém brigava nem esfaqueava outra pessoa por causa de um candidato a presidente, que estava muito distante”, afirmou à GloboNews. “As eleições deverão ser cada vez mais com presença de violência, com atos de violência. A polarização cada vez maior leva a isso, a pessoa não escuta."
Para Cármen Lúcia, uma das maneiras de reduzir tanto a violência quanto a polarização é combatendo a disseminação de notícias falsas. A ministra ainda afirmou que o Tribunal Superior Eleitoral irá cobrar as grandes empresas de tecnologia para que ofereçam ferramentas para coibir mentiras. No caso de descumprimento, as big techs precisarão justificar e fundamentar os motivos da decisão.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: