Bolsonaro é o governo que mais liberou emendas parlamentar desde 2015
Foram R$ 17,2 bilhões pagos em emendas parlamentares até meados de outubro, o que já representa um crescimento de 67% em relação a todo o ano de 2019
247 - Eleito com o discurso de que não fazia conchavo e de que seu governo seria técnico, sem acordo político, o governo Jair Bolsonaro registrou uma execução recorde de emendas parlamentares. É o famoso tama lá, dá cá.
De acordo com reportagem da Folha, foram R$ 17,2 bilhões pagos até meados de outubro, o que já representa um crescimento de 67% em relação a todo o ano de 2019. O valor é o mais alto na série compilada pelo Senado com início em 2015 (e atualizada pela inflação).
As emendas possibilitam aos deputados e senadores decidirem o destino de recursos do Orçamento federal e, assim, enviar dinheiro a redutos políticos. Em pleno ano eleitoral, as emendas ganham ainda maior importância.
Até 2019 as emendas executadas representavam uma média de 5% das despesas discricionárias (não-obrigatórias) do Tesouro Nacional. Em 2020 esse percentual foi praticamente triplicado e representa 15% dos gastos opcionais previstos para o ano.
O percentual cresce para 26% caso a comparação seja feita com os gastos discricionários até setembro, último dado disponível.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: