HOME > Brasil

Bolsonaro inelegível é "resultado esperado" e lição contra o extremismo, diz Flávio Dino

"Que sirva de lição para possíveis aventureiros e extremistas, pois, no final, a cobrança chega", disse Flávio Dino sobre o julgamento que poderá tornar Bolsonaro inelegível

Flávio Dino e Jair Bolsonaro (Foto: Tom Costa/MJSP | Reuters/Marco Bello)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino 9, expressou  psb0nesta segunda-feira (26) em Lisboa, durante participação no Fórum Jurídico, esperança de que Jair Bolsonaro (PL) será declarado inelegível após o julgamento no Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

Segundo Dino, os acontecimentos pelos quais Bolsonaro é julgado são de extrema gravidade, e embora não seja de sua competência como autoridade do poder Executivo antecipar o veredito do Judiciário, como profissional do Direito há mais de três décadas ele considera que as provas de interferências indevidas na democracia têm se tornado cada vez mais evidentes, tornando o resultado bastante razoável e esperado.

>>> TSE retoma nesta terça-feira julgamento que pode tornar Bolsonaro inelegível

"É crucial que essa inelegibilidade seja concretizada. Isso é fundamental para garantirmos um futuro eleitoral mais saudável, tanto em relação ao próprio ex-presidente quanto aos eventuais seguidores que queiram se posicionar de forma contrária à Constituição e à Democracia", disse Dino, de acordo com o jornal O Globo

Ao abordar a atuação de Bolsonaro durante a pandemia de Covid-19, Dino mencionou as restrições impostas por outras instituições a quem ele considerou um "negacionista fanático e extremista". 

"Tivemos que lidar com um negacionista fanático, extremista e irresponsável no enfrentamento da pandemia, mas conseguimos conter sua influência por meio do funcionamento das demais instituições. Agora, é o momento de responsabilização, que ocorre posteriormente ao exercício do governo. Dizíamos que esse momento chegaria, e é bom que chegue para que possamos aprender com a prevenção. Que sirva de lição para possíveis aventureiros e extremistas, pois, no final, a cobrança chega", destacou o ministro. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: