HOME > Brasil

Caixa censura documento sobre consignado do Auxílio Brasil, usado para favorecer Bolsonaro na eleição

CGU determinou que o banco enviasse ao UOL um documento com informações sobre uso político do benefício em 2022, mas as páginas vieram completamente tarjadas

Bolsonaro e Auxílio Brasil (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino | Leonardo Sá/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Em resposta a uma determinação da Controladoria Geral da União (CGU), a Caixa Econômica Federal (CEF) enviou ao portal UOL um documento de 17 páginas, totalmente tarjado, sobre o uso político, pelo governo de Jair Bolsonaro (PL), do crédito consignado do Auxílio Brasil nas eleições presidenciais de 2022. A decisão da CGU visava assegurar a transparência no processo, mas o documento tarjado da Caixa gerou questionamentos sobre a falta de esclarecimentos em relação às suspeitas levantadas.

Após ter acesso aos documentos originais, o UOL constatou que a atual gestão do banco tentou ocultar comunicações relacionadas a riscos e perdas associados à linha de crédito consignado. Os trechos tarjados revelaram que o empréstimo consignado do Auxílio Brasil foi iniciado às pressas, com dúvidas e incertezas que representavam potenciais riscos financeiros e jurídicos. Somente a Caixa aderiu à iniciativa, e os prejuízos surgiram já em novembro do ano anterior.

A ausência de informações claras no documento tarjado despertou preocupações e levantou suspeitas sobre possíveis favorecimentos ao então presidente Jair Bolsonaro pouco antes das eleições.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: