Celso de Mello arquiva pedido de investigação contra Deltan por abuso de autoridade
O ministro Celso de Mello decidiu arquivar o pedido de investigação contra o procurador Deltan Dallagnol argumentando que o Supremo não é competente para decidir sobre esse tipo de investigação, mas, sim, à polícia ou o Ministério Público
247 - O ministro Celso de Mello, do Supremo Tribunal Federal (STF), decidiu pelo arquivamento do pedido de investigação contra o procurador Deltan Dallagnol por abuso de autoridade.
Celso de Mello argumentou que o caso não pode prosseguir no Supremo porque não cabe ao Judiciário decidir sobre esse tipo de investigação, mas, sim, à polícia ou ao Ministério Público. Nem a polícia federal, comandada pelo ministro Sergio Moro, que também está envolvido no caso, nem o MP dão sinais de que pretendem investigar os desvios de conduta de Dallagnol.
O pedido foi apresentado pelo líder do PT, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e cobrava a investigação do coordenador da força-tarefa da Lava Jato com base na nova Lei do Abuso de Autoridade.
O ministro disse ainda que o Poder Judiciário não pode avaliar se há ou não indícios de crimes. "O Poder Judiciário não dispõe de competência para ordenar, para induzir ou, até mesmo, para estimular o oferecimento de acusações penais pelo Ministério Público", escreveu.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: