Delegação antirracista dos EUA visita o Brasil para discutir implementação do JAPER, plano bilateral contra discriminação étnica
Congressistas e representantes da sociedade civil afro-americana se reúnem em Brasília e em Salvador para fortalecer laços e impulsionar a igualdade racial
247 -Uma delegação histórica composta por membros do Black Caucus dos Estados Unidos e representantes de organizações da sociedade civil afro-americana chega ao Brasil com o objetivo de estreitar os laços entre as nações e discutir a implementação do JAPER (Plano de Ação Conjunta Brasil-EUA para Eliminar a Discriminação Étnica e Racial e Promover a Igualdade).
Entre os dias 24 e 28 de março, Brasília e Salvador serão palco de diálogos e encontros promovidos pelo Instituto sobre Raça, Igualdade e Direitos Humanos (Raça e Igualdade), com a presença dos congressistas do Black Caucus Sydney Kamlager-Dove e Jonathan Jackson, além de representantes de renomadas organizações como NAACP - Legal Defense Fund e Mothers Against Police Brutality.
O JAPER, em vigor desde 2008, é o primeiro acordo bilateral contra o racismo, focado em abordar disparidades raciais em diversas áreas, desde acesso à educação e saúde até igualdade de oportunidades econômicas e acesso ao sistema de justiça. A visita da delegação tem como propósito fomentar políticas públicas que fortaleçam a diversidade, equidade e inclusão para as comunidades negras e indígenas no Brasil.
Rodnei Jericó, Diretor do Programa Brasil de Raça e Igualdade, destaca a importância da visita para a implementação do JAPER no país. "É um passo significativo para efetivar as medidas previstas no acordo. A visita proporcionará diálogos essenciais com ministérios, o legislativo e organizações afrodescendentes e indígenas, visando entender melhor a realidade da discriminação racial e buscar soluções conjuntas", afirma.
Sydney Kamlager-Dove, um dos congressistas presentes, expressa a importância de elevar o relacionamento entre os EUA e o Brasil, além de fortalecer o papel do Black Caucus na luta pela justiça racial. "Espero trazer lições do Brasil para informar nossa luta contínua pela justiça nos Estados Unidos. Essa viagem será uma oportunidade para expor uma nova geração de legisladores dos EUA ao papel crucial na defesa dos direitos humanos e da justiça racial", destaca.
Durante a visita, serão abordados os quatro pilares do acordo, com atividades sugeridas para estimular intercâmbios educacionais, promover acesso à saúde, facilitar o acesso à justiça e promover a cultura e preservação da memória das populações negras e indígenas.
Com a formalização das atividades do acordo bilateral e o envolvimento da sociedade civil de ambos os países, a delegação busca garantir a efetiva implementação do JAPER e influenciar políticas públicas em todos os níveis governamentais, visando a promoção da igualdade racial e étnica.
Programação:
Agenda em Brasília 25 a 26 de março – 25/03: reuniões com Ministérios; 26/03: (manhã) reunião com parlamentares da Frente Parlamentar Mista Antirracista e (tarde) reunião com Embaixadas e evento com a sociedade civil – “Diálogos sobre o JAPER: Intercâmbios com a Sociedade Civil”. Agenda em Salvador 27 e 28 de março – 27/03: (manhã) reunião com parlamentares locais e evento com a sociedade civil e (tarde) evento público: “JAPER em Ação: Unindo Congresso e Sociedade Civil pela Igualdade Racial no Brasil e EUA”. Este evento conta com o apoio institucional da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) junto ao Grupo de Pesquisa Corpo Político; 28/03: reunião em terreiro sobre enfrentamento ao racismo religioso com lideranças afro-religiosas e sociedade civil.
Serviço:
O que: Visita da delegação de congressistas americanos da bancada negra antirascista
Onde: Brasília e Salvador
Quando: 24 a 28 de março de 2024
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: