HOME > Brasil

Deputados de partidos da base de Lula assinam pedido de impeachment encabeçado por bolsonaristas

Pedido de impeachment de Lula recebe apoio de parlamentares de partidos que compõem sua base, aumentando racha no governo

Presidente Luiz Inácio Lula da Silva (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 — O presidente Luiz Inácio Lula da Silva é alvo de um novo pedido de impeachment na Câmara. O documento, encabeçado por deputados do Partido Liberal (PL) e com 47 assinaturas, conta também com o apoio de quatro parlamentares de partidos que compõem a base do petista: PSD, MDB e União Brasil. O requerimento, no entanto, não tem efeito imediato e precisa do aval do presidente da Casa para tramitar.

Este é mais um desafio enfrentado por Lula, que já acumula ao menos seis pedidos de impeachment protocolados solicitando sua saída do cargo. As assinaturas de parlamentares de siglas que possuem ministérios reforçam o racha na base de apoio do governo. Mesmo com o PSD, MDB e União Brasil comandando nove ministérios, suas bancadas têm dado votos contrários aos interesses do governo na Câmara. O Palácio do Planalto busca resolver o problema da falta de fidelidade.

No pedido de impeachment, os parlamentares alegam que Lula cometeu crime de responsabilidade em três ocasiões. Primeiro, ao afirmar que a Venezuela é vítima de "narrativas" construídas por opositores. Segundo,  ao receber o presidente venezuelano Nicolás Maduro no país. E, terceiro, ao indicar seu advogado Cristiano Zanin para uma vaga aberta no Supremo Tribunal Federal (STF).

Para que o pedido seja debatido pelos deputados, é necessário o componente da vontade política. O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP), é quem decide se o documento será arquivado ou encaminhado para análise dos parlamentares.

Entre os deputados que assinaram o novo pedido de impeachment de Lula, destacam-se quatro parlamentares da base do presidente: Sargento Fahur (PSD-PR), Delegado Palumbo (MDB-SP), Thiago Flores (MDB-RO) e Rodrigo Valadares (União-SE). O PSD comanda os ministérios da Agricultura, Pesca e Minas e Energia; o MDB está à frente dos ministérios do Planejamento, Cidades e Transportes; e o União Brasil é responsável pelas pastas de Comunicações, Turismo e Integração e Desenvolvimento Regional.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: