HOME > Brasil

Desinformação religiosa cresce entre evangélicos contra o governo Lula

Ao menos 30 notícias falsas circulam em grupos de aplicativos de mensagem das igrejas e redes sociais aplicadas ao setor, utilizando discurso religioso como principal estratégia

Evangélicos ampliam influência sob Bolsonaro (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A gestão do governo Lula enfrenta um aumento de desinformação entre os evangélicos, que se tornou uma fonte gerada para a disseminação de notícias falsas. De acordo com um levantamento do Coletivo Bereia, pelo menos 30 notícias falsas foram amplamente divulgadas em grupos de aplicativos de mensagem das igrejas e nas redes sociais de políticos ligados ao setor.

A estratégia dessas notícias falsas é o uso do discurso religioso, com destaque para a narrativa de que o governo Lula ameaçaria a liberdade religiosa e favoreceria a "cristofobia", informa o jornal O Globo. Esse movimento, porém, não possui registros controlados. De acordo com o Datafolha, a aprovação do governo Lula entre os evangélicos é de 28%, enquanto a reprovação é de 35%, taxa mais elevada que o índice geral da população.

Recentemente, circulou a notícia falsa de que projetos religiosos, como a arte sacra, haviam sido excluídos da Lei Rouanet. A deputada Bia Kicis (PL-DF) foi uma das parlamentares que disseminou essa informação enganosa em seu Instagram, classificando-a como "lamentável". (artigo escrito com o auxílio de inteligência artificial)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: