HOME > Brasil

Esquerda precisa de pelo menos 20 anos no poder para reconstruir o Brasil, defende Daniel Cara

Para o educador Daniel Cara, governo Lula tem que ser uma gestão que dê as condições para esquerda permanecer no poder

Daniel Cara e Lula (Foto: Roque de Sá/Agência Senado | Ricardo Stuckert)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O cientista político e educador Daniel Cara, professor da Universidade de São Paulo (USP), participou do Boa Noite 247 nesta segunda-feira (8) e defende que a esquerda se estruture politicamente a partir do governo Lula para um projeto de longo prazo no poder. 

Em conversa com a jornalista Tereza Cruvinel e com o apresentador e novo âncora do Boa Noite, Fabio Pannunzio, Cara defendeu que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva precisa criar uma nova forma de relação com o Congresso, a partir da esquerda. 

"Se não fosse o Lula presidente, tentem imaginar outro homem ou uma mulher de centro-esquerda e esquerda que sobreviveria. Lula sobrevive pela força dele. Ele aparece numa atividade política e ele tem uma muralha de votos. Ninguém tem no Brasil, só o Lula. Bolsonaro é o segundo", afirmou. 

>>> O modelo de distribuir ministérios aos aliados não atende mais ao Congresso, diz Tereza Cruvinel

Cara avaliou também que o presidente Lula, mesmo sob um governo de frente ampla, precisa construir condições políticas para a esquerda continuar no poder.

 "Ou Lula toma consciência de que esta gestão não é só uma gestão dele, para recuperar o país, mas tem que ser uma gestão que dê as condições para a esquerda permanecer no poder. E não tenho dúvida, precisa permanecer. A gente precisa ter pelo menos 15, 20 anos no poder para reconstruir de fato este país e para fazer coisas que nunca foram feitas", afirmou. 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: