HOME > Brasil

Flávio Dino sobre Zanin no STF: 'tem experiência, conhecimento técnico e coragem cívica'

O ministro da Justiça afirmou que o advogado vai contribuir para uma "boa aplicação da Constituição e das leis"

Cristiano Zanin Martins (à esq.) e Flávio Dino (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Ex-presidente da Associação Nacional de Juízes Federais (Ajufe), o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, graduado em Direito, desejou força ao advogado Cristiano Zanin Martins nesta quinta-feira (3), dia em que o defensor foi empossado ministro do Supremo Tribunal Federal (STF). "Tenho certeza de que o novo ministro Cristiano Zanin dará uma grande contribuição à boa aplicação da Constituição e das leis, além de colaborar para a relação independente e harmônica entre os 3 Poderes. Tem experiência e já demonstrou conhecimento técnico e coragem cívica", escreveu o ministro no Twitter. 

O novo ministro recebeu os cumprimentos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O vice-presidente da República e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin (PSB), disse que Zanin tem "comprovado saber jurídico". A jurista Carol Proner desejou que "esta rebeldia por justiça contamine" as decisões do novo ministro do STF. Internautas e analistas também escreveram mensagens de apoio ao advogado. 

Em junho, senadores aprovaram a indicação de Zanin para uma vaga no Supremo. O primeiro tema a ser julgado por ele será o juiz de garantias, que teria a responsabilidade de supervisionar investigações, e outro magistrado faria julgamento em si, podendo culpar ou absolver a pessoa investigada.

Zanin vai integrar a Primeira Turma da Corte, e não deverá participar de julgamentos de ações da Lava Jato. O jurista defendeu Lula em processos judiciais quando a operação tinha o atual senador Sergio Moro (União Brasil-PR) como juiz de primeira instância. Em 2021, ministros do STF declararam a suspeição do ex-magistrado e devolveram os direitos do petista.
 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: