HOME > Brasil

Governo restringe uso da pistola 9 mm em novo decreto de armas

Restrições não atingirão armas de CACs

Arma 9 mm (Foto: Reprodução (Youtube))

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu adotar uma postura mais restritiva em relação ao uso de pistolas 9 milímetros (mm) no decreto de armas que será anunciado pelo presidente Lula nesta sexta-feira (21). Após uma reunião no Palácio do Planalto com os ministros Rui Costa (Casa Civil), José Múcio (Defesa) e Flávio Dino (Justiça), ficou decidido que haverá uma limitação para o porte desse tipo de armamento, mas com uma ressalva importante: os Caçadores, Atiradores e Colecionadores (CACs) que já possuem tais armas poderão mantê-las e adquirir munições.

Após discussões internas, chegou-se a um consenso permitindo que os CACs possam manter suas pistolas, mas os demais cidadãos ficarão proibidos de adquiri-las.

O decreto que será assinado por Lula em uma solenidade nesta sexta-feira no Palácio do Planalto abrange diversos atos normativos relacionados à Segurança Pública. Embora seja mais restritivo em relação à gestão Bolsonaro, houve esforços do ministro Dino para dialogar com a chamada "bancada da bala", cujos membros já esperavam por uma maior restrição ao porte de armas.

As medidas visam equilibrar a questão do porte de armas no país, buscando garantir a segurança pública e evitar abusos, ao mesmo tempo em que respeitam os direitos dos CACs que já possuem armamento legalizado. A implementação dessas restrições será acompanhada de perto pela sociedade e pelos setores envolvidos, buscando encontrar um ponto de equilíbrio entre a segurança e a indústria de armas no Brasil.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: