HOME > Brasil

Ifood vai financiar R$ 6 milhões em pesquisas sobre trabalho

Termo de ajustamento de conduta da plataforma com o MPF e MPT encerra três inquéritos com indícios de práticas irregulares

(Foto: Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O aplicativo de entregas iFood fará investimento de R$ 6 milhões  em pesquisas relacionadas às condições de trabalho dos entregadores, o mercado publicitário, o marketing digital e a responsabilidade social das empresas que controlam plataformas. Segundo reportagem da Folha de S. Paulo, esse compromisso foi formalizado em um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado na sexta-feira (7) com os ministérios públicos do Trabalho (MPT) e Federal (MPF). 

Com o acordo, três investigações que buscavam apurar a responsabilidade da empresa em uma campanha de desmobilização de entregadores foram encerradas. o iFood teria contratado duas empresas, Benjamim Comunicação e Social Qi, para desenvolver estratégias de ação nas redes sociais, inclusive a criação de perfis falsos que criticavam movimentos como o Breque dos Apps, lançado em julho de 2020 para reivindicar melhores condições de trabalho.A declaração pública estipulada no TAC ficará disponível nos sites do iFood, da Benjamim e da Social Qi por três semanas consecutivas. Além disso, o documento deverá ser publicado na página inicial do site da Folha em um domingo e nas três principais plataformas digitais, como YouTube, Instagram e TikTok, durante três semanas. À Folha, o diretor jurídico do iFood, Lucas Pittioni, enfatizou que o TAC não significa culpa e que a empresa fechou acordo porque as obrigações nele previstas estão definidas com os valores do aplicativo.

O iFood, a Benjamim e a Social Qi também serão responsáveis por financiar uma campanha de marketing digital para promover o respeito ao direito à informação, liberdade de expressão e manifestação. Essa campanha será divulgada nas redes sociais do aplicativo ao longo de três meses, e uma proposta de conteúdo será apresentada ao MPF e ao MPT dentro de 60 dias.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: