Indústria de alimentos quer mudar validade de produtos como macarrão e chocolate
Empresários querem empurrar à pessoas a responsabilidade de avaliar se produtos estão aptos para o consumo
247 - A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (Abia) quer mudar a forma como o prazo de validade funciona para alguns alimentos.
Segundo o UOL, a ideia é indicar uma data preferencial para o consumo, permitindo que produtos não perecíveis —como macarrão, biscoito e chocolate— possam ser vendidos nos supermercados depois desse prazo. Hoje lojas que venderem alimentos vencidos estão cometendo um crime, e podem ser obrigadas a pagar multas e indenizações
A ideia precisa ser aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A Abia ainda não apresentou um pedido formal ao governo sobre o assunto, alegando que o assunto "precisa ser amplamente estudado".
O argumento da indústria é de que esse tipo de medida evitaria desperdício. Mas, segundo especialistas, o consumidor não necessariamente estará apto a identificar quando um alimento não está mais adequado para o consumo, o que pode trazer riscos.
Inscreva-se no canal de cortes do 247 e assista:
Leia nota da Abia sobre o assunto:
NOTA DE ESCLARECIMENTO
A Associação Brasileira da Indústria de Alimentos (ABIA) esclarece que de forma alguma a indústria está propondo que alimentos impróprios sejam comercializados por meio do conceito “best before”.
Pelo contrário, o “best before” é um conceito regulatório, já adotado em diversos países, que propicia uma nova abordagem sobre a data de validade de algumas categorias de alimentos, de produtos não perecíveis.
O foco principal do “best before” é evitar o desperdício. De acordo com pesquisa da ABRAS, no varejo brasileiro, 42,5% das perdas de alimentos não perecíveis têm como causa a data de validade vencida. Ainda, segundo o Índice de Desperdício de Alimentos 2021, da ONU, 61% do desperdício de alimentos no planeta acontece nos lares.
Sendo assim, a adoção do conceito regulatório “best before” nos parece uma das formas de combater o desperdício de alimentos, evitando que muita comida boa, adequada e segura para o consumo, vá para o lixo, como ocorre hoje.
A ABIA acredita que se trata de um tema que merece ser amplamente estudado para que, se compreendido como uma alternativa viável, seja então regulamentado pelos órgãos competentes.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: