Lula fala pela primeira vez que deve concorrer à reeleição
Presidente declarou que não vai permitir que ministro seu "faça política antes do tempo" e que caso não tente a reeleição, vai "trabalhar para que o governo tenha um candidato"
247 com Sputnik Brasil - O presidente afirmou que o encontro com Joe Biden no Japão serviu de incentivo e que, caso não concorra novamente, não permitirá campanha antecipada de ministros, relata o jornal O Globo. "Nesses dias eu fui a Hiroshima, encontrei com o presidente Biden e eu perguntei se era verdade que ele iria concorrer. Ele falou 'vou'. Eu falei, 'isso é um estímulo', eu sou mais novo do que ele", disse Lula em entrevista ao SBT.
O mandatário também declarou que não vai permitir que ministro seu "faça política antes do tempo" e que o dado concreto, caso não tente a reeleição, "é trabalhar para que o governo tenha um candidato". "É importante que a gente tenha muita paciência, muito cuidado. Eu não vou permitir que ministro meu faça política antes do tempo. Fazer política depois que chegar março ou abril de 2026, que ele tiver a convenção partidária, que ele quiser ser candidato, que quiser se afastar do governo ele pode ser candidato. Dado concreto é que eu trabalho muito para que governo tenha um candidato", afirmou. A entrevista ao SBT ocorre um dia após reunião de Lula com duas filhas do apresentador Silvio Santos, Patrícia Abravanel e Daniela Beyrute.
Em julho do ano passado, nas vésperas da campanha eleitoral, o petista disse "não vou ser um presidente da República que está pensando na sua reeleição", relembra a revista Exame. No entanto, em fevereiro deste ano, Lula começou a ensaiar um discurso para 2026.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: