Lula vai anunciar sucessor de Lewandowski só após voltar da China
Presidente tem relatado que a disputa nos bastidores pela vaga no STF o desagrada
247 - O presidente Lula (PT) só anunciará quem será seu indicado para substituir o ministro Ricardo Lewandowski no Supremo Tribunal Federal (STF) após retornar de viagem à China, segundo Gustavo Uribe, da CNN Brasil.
Lewandowski antecipou sua aposentadoria para 11 de abril, mesma data em que Lula partirá rumo ao país asiático. Integrarão a comitiva presidencial o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e outros congressistas, com quem o petista pretende conversar sobre a indicação ao STF.
O indicado deverá passar por sabatina na Comissão de Constituição e Justiça do Senado para ter o nome aprovado - ou não - para ingressar no Supremo.
Anunciar o substituto de Lewandowski antes de 11 de abril poderia soar como indelicadeza em relação ao ainda ministro. Portanto, esta hipótese está descartada. Por outro lado, Lula já sinalizou que não quer esperar mais um mês para fazer o anúncio, já que a disputa entre cotados o desagrada, assim como as sugestões de novos nomes que surgem de todos os lados. Ao que tudo indica, o escolhido de Lula será o advogado Cristiano Zanin.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: