Maioria dos brasileiros dá razão à Ucrânia na guerra e defende posicionamento neutro do Brasil, mostra pesquisa
Pesquisa Ipespe mostra ainda que a maioria reprova o posicionamento de Bolsonaro durante o conflito
247 - Pesquisa Ipespe divulgada nesta sexta-feira (11) mostra que a maioria dos brasileiros dá razão à Ucrânia na guerra contra a Rússia e defende que o Brasil adote uma posição neutra em relação ao conflito. Além disso, a maioria reprova a conduta de Jair Bolsonaro (PL) sobre o caso.
Para 56%, a Ucrânia "tem mais razão" na guerra, contra 8% que são mais favoráveis à Rússia. 17% disseram que nenhum dos dois países têm razão e 3% disseram que ambos têm seus motivos para o conflito. Não sabem ou não responderam somam 17%.
A avaliação da conduta de Bolsonaro em relação ao conflito se divide entre 48% de reprovação e 42% de aprovação. Para 62% dos entrevistados, o Brasil deve adotar uma posição neutra em relação à guerra. Os que defendem apoiar a Ucrânia somam 29% e os que defendem apoiar a Rússia somam 2%.
Perguntados sobre a probabilidade de envolvimento de outros países, 33% afirmaram haver uma "chance alta", 32% uma "chance média" e 17% uma "chance pequena". Os que dizem não haver "nenhuma chance" de um conflito com mais países somam 12%.
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: