HOME > Brasil

Ministro afirma que apagão teve início em linha da Eletrobrás

"Mais do que nunca é necessária a participação [da PF], já que o ONS não apontou falha técnica que pudesse causar na dimensão que foi", afirmou o ministro Alexandre Silveira

Brasília (DF) 15/08/2023 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, explica os motivos do interrompimento de energia na manhã de hoje em diversos estados (Foto: Joédson Alves/Agência Brasil)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, divulgou nesta quarta-feira (16) que o apagão ocorrido na terça-feira, afetando 25 estados e o Distrito Federal, teve origem em uma linha operada pela Chesf, uma empresa associada à Eletrobrás. Silveira teve um encontro com representantes do ONS. Ele informou que foi detectada uma falha no sistema da Companhia Hidrelétrica do São Francisco (Chesf), uma subsidiária da Eletrobrás, em Quixadá, no Ceará. Mas afirmou que esse evento, sozinho, não seria capaz de causar o apagão no Brasil.

De acordo com o ministro, "a Chesf admitiu o erro que não protegeu o sistema adequadamente nessa linha de transmissão", mas "esse evento isoladamente não causaria interrupção tão grave". "Mais do que nunca é necessária a participação [da PF], já que o ONS não apontou falha técnica que pudesse causar na dimensão que foi. Doutor Andrei [Rodrigues, diretor-geral da Polícia Federal] esteve comigo agora", afirmou Silveira à imprensa na porta do ministério.

Na manhã de quarta-feira, o ministro Rui Costa, da Casa Civil, destacou que já havia indícios desse problema. "Foi um erro técnico, uma falha técnica; é necessário identificar o que aconteceu. Espero que possamos informar à sociedade o mais rápido possível", disse ele em uma entrevista para o programa Bom Dia, Ministro, da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: