HOME > Brasil

MP de Bolsonaro suspende até 2025 multa para motorista sem exame toxicológico

O exame é obrigatório para motoristas das carteiras de habilitação categorias C, D e E

Jair Bolsonaro (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Jair Bolsonaro assinou medida provisória que suspende até 2025 a vigência da multa para motorista profissional que não apresentar exame toxicológico.

Publicada no Diário Oficial da União desta sexta-feir (30). O exame é obrigatório para motoristas das carteiras de habilitação categorias C, D e E, classificação para motoristas que dirigem caminhões e ônibus, por exemplo.

De acordo com a Polícia Rodoviária Federal, motoristas profissionais costumam usar anfetaminas, conhecidas popularmente como “rebite”, para "manterem-se acordados por mais tempo". O exame é justamente para combater o usa de substâcias ilícitas utilizadas como inibidor de sono por profissionais de transporte.

"Nunca é demais enfatizar que o uso de 'rebites' por motoristas é um fator que coloca em risco a segurança de todos que trafegam pelas rodovias federais do país", escreveu a PRF em uma nota divulgada na segunda (26), durante apreensão de comprimidos na Bahia.

Bolsonaro tentou retirar a obrigatoriedade em 2020, quando sancionou a lei que faz alterações no Código de Trânsito Brasileiro. 

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: