HOME > Brasil

PGR assume investigação contra Lira envolvendo emendas do "orçamento secreto"

Procurador-geral da República, Augusto Aras, retirou a investigação da esfera da primeira instância, no Ministério Público Federal de Alagoas

Augusto Aras e Arthur Lira (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil | Marina Ramos/Câmara dos Deputados)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O procurador-geral da República, Augusto Aras, interrompeu um inquérito civil de improbidade administrativa que estava sendo conduzido na primeira instância do Ministério Público Federal de Alagoas para investigar supostas irregularidades relacionadas às emendas parlamentares do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL). A informação é do jornalista Aguirre Talento, do UOL

A investigação se concentrava nos repasses realizados através do chamado "orçamento secreto", nos quais Lira teria indicado recursos para a estatal Codevasf, com o propósito de asfaltar áreas próximas a duas de suas fazendas em Alagoas. Vale ressaltar que a Codevasf é uma empresa estatal inicialmente criada para apoiar o desenvolvimento da região do rio São Francisco, no Nordeste, mas que é politicamente influenciada por indicados do chamado "Centrão".

Aras decidiu assumir a investigação de improbidade administrativa em seu próprio gabinete, retirando-a da esfera da primeira instância. Sua decisão foi tomada de forma confidencial na semana passada. Como resultado, o caso deixará de ser tratado pelo procurador de primeira instância e passará a ser processado na Procuradoria-Geral da República (PGR), seguindo o ritmo determinado por Aras. O procurador também determinou que a parte criminal da investigação fosse enviada para a PGR.

No despacho, Aras afirma: "Embora inicialmente pareça estar voltada para a detecção de 'possíveis violações previstas na lei de improbidade administrativa', a investigação tem sido direcionada, desde o início, para a apuração dos fatos sob a perspectiva criminal". 

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: