HOME > Brasil

Policiais que amarraram o homem negro são reflexo do preconceito histórico, afirma sociólogo

Ex-ouvidor das polícias Civil e Militar de São Paulo destaca a necessidade de combate ao racismo nas instituições de Segurança Pública

Benedito Mariano e Polícia Militar de São Paulo (Foto: Diogo Moreira/A2 FOTOGRAFIA | Reprodução/Youtube)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Policiais militares foram filmados carregando um homem negro com os pés e as mãos amarrados por cordas. Ele havia sido preso por furto de duas caixas de bombons em um supermercado. Em entrevista ao programa Brasil Agora, o sociólogo Benedito Mariano, ex-ouvidor das polícias Civil e Militar de São Paulo, enfatizou que tais casos não são isolados e refletem um preconceito histórico enraizado nas polícias, especialmente contra pobres e negros.

"Não são casos isolados. Ainda há o preconceito histórico das polícias contra pobres e negros. Enquanto não colocarmos na agenda de discussão da nova Segurança Pública a questão do antirracismo, não conseguiremos promover mudanças efetivas nas polícias, pois esse preconceito está enraizado na cultura policial ", afirmou Mariano.

O sociólogo destacou que a cultura racista e oligárquica, estabelecida durante mais de 350 anos de escravização, ainda se faz presente, especialmente nas forças policiais. “Isso é um reflexo de que essa cultura ainda está presente. São degradantes absurdas as cenas de como os policiais estão carregando um preso por dois bombons”, completou.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: