TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Brasil

Sem vacina, Covid-19 reduzirá expectativa de vida do brasileiro em até dois anos

Com a pandemia, o brasileiro perderá pelo menos um ano de expectativa de vida, podendo chegar a até dois anos caso o governo Jair Bolsonaro continue a postergar a imunização da população

Bolsonaro e pessoas pelo mundo sendo vacinadas (Foto: Reuters)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Em meio à pandemia do novo coronavírus, com um governo negacionista e omisso, o país ultrapassa os 190 mil mortos e mais de 7 milhões de contaminados. Mas, de acordo com especialistas da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), os impactos da doença vão refletir na expectativa de vida do brasileiro, que deve cair em até dois anos. Essa será a primeira queda desse indicador registrada no país desde 1940.

Pesquisadores estimam que a pandemia vai reverter a tendência observada nas últimas décadas e o brasileiro perderá pelo menos um ano de expectativa de vida, podendo chegar a até dois anos. E isso dependerá ainda da capacidade de imunização da população por parte do governo, que até agora demonstra disposição em avançar num plano efetivo para compra da vacina. A informação é do jornal O Estado de S. Paulo.

Em 1940, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer é de 45,5 anos. Desde então, com a redução da mortalidade infantil e os avanços na medicina e a imunização da população na prevenção de diversas doenças, o número subiu em 1980 para 62,5 e, no ano 2000, a 69,8. Nos últimos vinte anos, os ganhos foram um pouco mais lentos, mas, mesmo assim, nunca se registrou um decréscimo.

Em novembro, a expectativa de vida do brasileiro ao nascer era de 76,6, segundo o IBGE.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: