HOME > Brasil

STF deve julgar nesta quarta-feira ação da Lava Jato que pode levar Collor à prisão

Investigação se refere a supostas irregularidades na BR Distribuidora e está em tramitação desde 2014 no STF. Collor é réu por suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro

Plenário do Senado Federal durante sessão deliberativa ordinária. Em pronunciamento, senador Fernando Collor (Pros-AL). (Foto: Waldemir Barreto/Agência Senado)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - Nesta quarta-feira (10), o Supremo Tribunal Federal (STF) começará a julgar a ação penal da Operação Lava Jato envolvendo o ex-presidente Fernando Collor, que é réu por suspeita de corrupção passiva e lavagem de dinheiro. Se considerado culpado, Collor poderá ser condenado à prisão, informa o jornal O Globo.

A investigação se refere a supostas irregularidades na BR Distribuidora e está em tramitação desde 2014 no STF. O relator, ministro Edson Fachin, alertou anteriormente para a possibilidade de prescrição, mas agora a expectativa é de que o caso seja finalmente analisado. Na quinta-feira passada, Fachin negou um pedido da defesa de Collor para enviar o caso para a primeira instância. 

Segundo a denúncia da Procuradoria-Geral da República (PGR), o grupo de Collor recebeu R$ 29,9 milhões em propina entre 2010 e 2014, em razão de contratos de troca de bandeira de postos de combustível celebrados com a BR Distribuidora. Ainda em 2019, a então procuradora-geral da República, Raquel Dodge, pediu a condenação de Collor a 22 anos e oito meses de prisão. Collor se declarou inocente e pediu para ser absolvido. Pedro Paulo Bergamaschi de Leoni Ramos e Luis Amorim também são réus no processo.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: