HOME > Brasil

Toffoli nega recurso do MPF e autoriza família a cultivar cannabis para fins medicinais

Decisão de Toffoli autoriza a família a importar vinte sementes e cultivar mensalmente nove plantas, sendo pelo menos três pés em floração

(Foto: Reprodução)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal, negou recurso interposto pelo Ministério Público Federal (MPF) e manteve a autorização para uma família importar, transportar e cultivar plantas de cannabis para fins medicinais. O MPF alegou que o aval concedido pelo Tribunal Regional Federal da 3ª Região fere artigos constitucionais e normas da Agência Nacional de Vigilância Sanitária.

O veredicto de Toffoli dá luz verde à família para importar um total de vinte sementes e cultivar mensalmente nove plantas, sendo pelo menos três delas em floração. "Tendo em vista o posicionamento já afirmado na decisão impugnada, a controvérsia não atinge alcance constitucional. Não há fundamento para alegar violação dos princípios constitucionais citados nos fundamentos do recurso", afirmou o ministro. "A dissensão não merece êxito. Entendo que a questão suscitada na causa não possui profundidade constitucional, limitando-se a uma discussão sobre o cabimento do writ e a necessidade e eficácia do tratamento pleiteado pela parte demandada ."

A decisão de Toffoli foi tornada pública no STF no início de agosto. O caso está sendo conduzido em sigilo. (*Com informações da Carta Capital)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: