TV 247 logo
    HOME > China

    Figueiras e a herança do espírito da reforma chinesa

    A figueira-asiática tem uma vitalidade incrível. Não importa quão árida seja a terra, ela pode romper a superfície

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    CMG – A figueira-asiática tem uma vitalidade incrível. Não importa quão árida seja a terra, ela pode romper a superfície.

    Em 2000, Xi Zhongxun, o pai do presidente Xi Jinping, de 87 anos, plantou junto com os membros da família uma figueira-asiática em sua residência em Shenzhen que mostrou o desejo dele de acompanhar o desenvolvimento da cidade.

    Em dezembro de 1978, a Terceira Sessão Plenária do Décimo Primeiro Comité Central do Partido Comunista da China inaugurou a reforma e abertura e a nova época da construção da modernização socialista do país.

    Para estimular o desenvolvimento regional  de Guangdong na reforma e abertura, Xi Zhongxun, o então secretário do Comitê Provincial, programou uma série de políticas criativas, fazendo com que a província de Guangdong ganhasse resultados notáveis no processo de reforma e abertura da China.

    Os pensamentos de Xi Zhongxun e as práticas que ele alcançou na reforma e abertura têm uma influência profunda para Xi Jinping na governança do país.

    Em Hebei, para resolver a escassez de  talentos científicos e tecnológicos no condado onde o presidente chinês trabalhou, ele recrutou corajosamente e aceitou amplamente talentos de todos os tipos. Requisitos como permitir projetos de investigação falharem sem responsabilizar os autores e pagar salários e custo de transporte sem avaliar o sucesso ou fracasso dos  projetos científicos ganharam grande sucesso para resolver a escassez de talentos.

    Em Fujian, Xi Jinping propôs a direção do desenvolvimento econômico do condado e criou o conceito de "edifício único" para tratar assuntos relacionados ao comércio exterior. Em Shanghai, ele destacou a importância da integração do Delta do Rio Yangtze.

    Xi Jinping enfatizou que a chave para  resolver contradições e desafios no desenvolvimento da China é um aprofundamento de reforma de forma  abrangente que exige perseverança e coragem dos membros do partido comunista.

    A luta da China contra a corrupção é uma reforma, governar o país de acordo com a lei é uma reforma, o alívio da pobreza é uma reforma, a reorganização das forças armadas é uma reforma, e a reforma das instituições partidárias e governamentais é também uma grande reforma. Sem a determinação de Xi Jinping, muitas reformas importantes seriam difíceis de alcançar, uma avaliação semelhante sobre como Xi Zhongxun promoveu firmemente a reforma e a abertura de Guangdong.

    Em  2012, o presidente chinês plantou uma figueira-asiática no Parque de  Lianhuashan, em Shenzhen, onde ele revisou o caminho de reforma dos seus pais e pensou sobre adireção de desenvolvimento subsequente da reforma da China. Hoje o país está desenhando um novo  plano, seguindo o espírito da reforma herdado das duas figueiras, para construir de forma abrangente um socialismo moderno com Guangdong como ponto de partida da reforma e abertura da China.

    Tradução:Guo Hao

    Revisão:Patrícia Comunello

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: