HOME > China

Pesquisa aponta que Espírito de Shanghai é modelo para novo padrão de relações internacionais

Desde a sua criação, o foco da OCS é a cooperação em termos de segurança

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

CMG – Os olhares do mundo estão mais uma vez voltados à Organização para Cooperação de Shanghai (OCS), a maior e mais populosa instituição de cooperação regional do mundo, na qual serão abordadas questões de segurança e desenvolvimento regional. De acordo com uma pesquisa on-line global realizada pela CGTN, os entrevistados acreditam que, após mais de 20 anos de desenvolvimento, a OCS se transformou em um escudo de segurança, uma ponte de cooperação, um laço de amizade e uma força construtiva na região. Dentre eles, 82,8% esperam que a organização fale pelos países do Sul Global e promova o estabelecimento de uma ordem internacional mais equitativa e razoável.

Desde a sua criação, o foco da OCS é a cooperação em termos de segurança. Os entrevistados acreditavam que, após mais de duas décadas, a instituição se transformou em uma barreira de segurança regional e contribuiu muito para o combate às "três forças", garantindo a segurança estratégica, mantendo a defesa, realizando o combate às drogas, à lavagem de dinheiro e ao crime organizado internacional. Na sondagem, 89,6% dos entrevistados acreditam que a influência regional e internacional da OCS está crescendo, enquanto 83,7% afirmam que ela tem desempenhado um grande papel na manutenção da segurança e estabilidade regionais.

Como uma força construtiva na governança regional e global da Eurásia, a OCS sempre aderiu ao Espírito de Shanghai, que consiste em "confiança mútua, benefício mútuo, igualdade, consulta, respeito às diversas civilizações e busca por desenvolvimento comum". A instituição foi pioneira no caminho de desenvolvimento de um novo tipo de organização internacional na qual os Estados membros formam parcerias em vez de alianças e se envolvem em diálogo em vez de confronto. Na pesquisa, 92,7% dos entrevistados concordam muito com o conceito do Espírito de Shanghai e o consideram um modelo para promover a construção de um novo padrão de relações internacionais. A pesquisa aponta que 83,9% avaliaram positivamente a influência da China na OCS, elogiando o país por promover ativamente sua institucionalização e fornecer uma série de produtos públicos internacionais, incluindo a Iniciativa Cinturão e Rota.

A pesquisa foi divulgada nas plataformas da CGTN em inglês, espanhol, francês, árabe e russo, com a participação de 13.527 internautas em 24 horas.

Tradução: Zhu Jing

Revisão: Diego Goulart

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

Tags