Xi Jinping saúda a 33ª Reunião do Conselho da Cúpula da Liga Árabe
Xi Jinping destacou que a Liga Árabe tem se empenhado em promover a unidade e o autofortalecimento no mundo árabe e em impulsionar a paz
CMG – O presidente Xi Jinping enviou nessa quinta-feira (16) uma carta de felicitações ao rei do Bahrein, Hamad bin Isa al-Khalifa, pela realização da 33ª reunião do Conselho da Cúpula da Liga Árabe, em Manama, capital do país. Bahrein está na presidência rotativa do evento.
Xi Jinping destacou que a Liga Árabe tem se empenhado em promover a unidade e o autofortalecimento no mundo árabe e em impulsionar a paz, a estabilidade e o desenvolvimento no Oriente Médio. Nos últimos anos, face às mudanças na conjuntura global, nos tempos e na história, os países árabes insistiram na independência, adiantaram-se no desenvolvimento e na revitalização, defenderam a equidade e a justiça e salvaguardaram a paz e a estabilidade regionais, o que vem desempenhando um papel cada dia mais importante para reforçar a união e a cooperação e defender os interesses comuns do Sul Global, escreveu ele.
Xi Jinping enfatizou que as relações entre a China e os países árabes estão no melhor período da história. Lembrou que, em dezembro de 2022, ele e os líderes árabes participaram da primeira Cúpula China-Estados Árabes, traçando de forma abrangente um plano para o desenvolvimento do seu relacionamento. Ambos os lados concordam em dedicar todos os esforços para construir uma comunidade sino-árabe com um futuro compartilhado para a nova era.
Ao longo do último ano e mais, a confiança política mútua entre a China e os países árabes vem se aprofundando continuamente. A cooperação prática é vigorosa, os intercâmbios interpessoais e culturais são ricos e vibrantes, e a parceria em vários campos alcançou resultados frutíferos, destacou Xi Jinping. Acrescentou que, olhando para o futuro, a China está disposta a trabalhar com os Estados árabes para continuar a levar adiante o espírito de amizade, construir uma comunidade sino-árabe de alto nível com futuro compartilhado e contribuir para a construção de uma comunidade com um futuro compartilhado para toda a humanidade.
No final deste mês, será realizada em Beijing, capital chinesa, a 10ª Conferência Ministerial do Fórum de Cooperação China-Estados Árabes. “Espero que as duas partes aproveitem a oportunidade para aprofundar ainda mais a cooperação e beneficiar melhor os seus povos”, finalizou.
Tradução: Isabel Shi
Revisão: Mariante Yante
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: