Subnotificação deve ser maior que 12 vezes o número de infectados, afirma ex-secretário de Vigilância Sanitária
Ex-secretário e especialista Wanderson Oliveira ainda destacou que não será possível ter acesso à realidade de infectados enquanto não existir um teste sorológico confiável no Brasil
247 - O ex-secretário de Vigilância Sanitária Wanderson Oliveira, Doutor e Mestre em epidemiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRS), afirmou que a subnotificação de casos confirmados de coronavírus no Brasil deve ser até 12 vezes maior que os números registrados pelo Ministério da Saúde. A informação é do jornal O Globo.
“Digo isso porque os testes são ruins. Esses testes sorológicos são ruins e se torna pior usando a punção digital. Devia ser punção venosa. Não deveria ser usado na ponta do dedo”, afirma Wanderson.
O ex-secretário disse que não será possível ter acesso à realidade de infectados enquanto não existir um teste sorológico confiável no Brasil, acrescenta a reportagem.
Durante uma live com o doutor de microbiologia Atila Iamarino, ele afirmou que está com suspeita de Covid-19. “Está todo mundo aqui em casa com suspeita. Estamos em isolamento, relatou.
Wanderson levantou um cálculo com base na situação atual dos estados brasileiros e na letalidade do vírus, estimando que teríamos hoje mais de quatro milhões de casos.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: