Chloé Zhao é a segunda mulher da história a levar Oscar de melhor direção, por “Nomadland”
Chloé Zhao, que é chinesa, é também a primeira não branca a ser premiada na categoria. Ela era apontada como favorita e recebeu o prêmio do sul-coreano Bong Joon Ho, que venceu no ano passado por Parasita
247 - Chloé Zhao foi premiada na noite deste domingo (25) com o Oscar de melhor diretora pelo filme Nomadland. Chloé, que é chinesa, é apenas a segunda mulher da história a levar a premiação, numa edição marcada pela diversidade.
Desde que o Oscar foi criado, em 1929, apenas cinco mulheres foram indicadas nessa categoria. E somente neste ano, duas mulheres foram indicadas. Além de Chloé, Emerald Fennell, concorreu por Bela Vingança.
A diretora de Nomadland - filme que conta a história de pessoas que vivem como nômades em vans, ônibus e carros nos Estados Unidos - era apontada como favorita, depois de ter vencido o Globo de Ouro, o Bafta e o Sindicato dos Diretores.
Em seu discurso de agradecimento, a cineasta citou um poema chinês. "Tenho pensado muito ultimamente sobre como continuo a seguir quando as coisas ficam difíceis. Quando eu era criança na China, meu pai e eu costumávamos memorizar textos e poemas clássicos chineses e recitar juntos.”
No ano passado, o vencedor foi para o diretor de Parasita, o sul-coreano Bong Joon Ho, também um feito histórico. Foi ele quem entregou hoje o prêmio para Chloé Zhao.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: