HOME > Cultura

Ministra garante inéditos R$ 3,8 bi para a Cultura

Lei Paulo Gustavo de apoio ao setor será regulamentada em decreto do presidente Lula nesta quinta

Janja, Margareth Menezes, Lula e Lu Alckmin (Foto: Ricardo Stuckert)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - A ministra da Cultura, Margareth Menezes, anunciou nesta quarta-feira (10) a liberação de R$ 3,68 bilhões a estados e municípios para o cumprimento da Lei Paulo Gustavo de apoio ao setor. 

A lei prevê repasses para ações emergenciais do setor cultural, duramente atingido pelos efeitos econômicos da pandemia de Covid-19. Música, dança, pintura, escultura, cinema, fotografia, artes digitais. A proposta pretende contemplar toda a diversidade de manifestações culturais e artísticas do país. 

Segundo a ministra, os trabalhadores do setor cultural estavam "na fila do osso" durante o governo de Jair Bolsonaro (PL). 

“A lei foi pensada para apoiar o setor e socorrer os trabalhadores da cultura que foram duramente atingidos pela Covid-19. O governo passado vetou a proposta e adiou os repasses. Agora estamos conseguindo garantir a execução deste instrumento que pode ser acessado por todos os estados e municípios do país”, ressaltou Margareth Menezes. 

Segundo informações do Planalto, o investimento previsto no setor é o maior da história do País e chega aos 5.570 municípios.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinará o decreto que regulamenta a Lei Paulo Gustavo nesta quinta-feira (11), em Salvador (BA). A ministra Margareth Menezes também estará presente.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: