No Mês da Mulher, Clube de Leitura CCBB 2025 aborda transformações sociais por meio da literatura
Igiaba Scego e Márcia Tiburi debatem literatura, negritude e feminismo no Clube de Leitura CCBB 2025, que celebra quatro anos com encontros internacionais
Por Denise Assis, 247 - O Clube de Leitura CCBB 2025 traz - em sua primeira edição do ano -, duas vozes femininas e feministas, numa homenagem ao Mês Internacional das Mulheres: a ítalo somali Igiaba Scego, com seu texto forte e lírico sobre a condição humana de imigrante somali na Europa - mulher, herdeira de tantas tradições familiares -, que se junta à romancista e filósofa Márcia Tiburi, para um diálogo com o público sobre suas obras.
Elas se encontram pela primeira vez no Brasil, no próximo dia 19 (quarta-feira), e levam vozes poderosas para o evento, que completa quatro anos e se firma como um encontro internacional de leitura. As escritoras abordarão temas tais como os contidos em seus respectivos livros: Minha casa é onde estou (Scego) e Complexo de vira-lata (Márcia Tiburi) e outros assuntos atuais.
O patrocínio é do Banco do Brasil e Scego será a primeira convidada internacional deste ano. Estão programados nomes bastante diversos da literatura brasileira e mundial para a Biblioteca Banco do Brasil em encontros mensais.
O público escolheu, em votação aberta pelo instagram.com/ccbbrj, os livros Minha casa é onde estou (Editora Nós), de Igiaba, e Complexo de vira-lata (Civilização Brasileira), da Marcia. “Sempre fico surpresa com o quanto o público brasileiro ama Minha casa é onde estou, um livro que fala de lar, de família, de negritude, de colonialismo, mas também fala de Roma, muita Roma. E, para mim, é uma maravilha que Roma tenha alcançado tão fortemente os brasileiros. Isso me deixa feliz”, conta a autora, que se diz muito honrada por debater com Marcia Tiburi.
Para Igiaba, que gostaria de abordar como temas as margens, a negritude e o feminismo, além de Brasil e Itália com seus emaranhados, há muito o que aprender com a filosofia. “Eu deveria dizer três países porque sou italiana e somali. E os meus dois países carregam sobre os ombros problemas diferentes, mas relacionados”, reforça.
Marcia Tiburi conta que Complexo de vira-lata foi publicado em 2021, no clima de pandemia e do caos político, e que embora tenha tido quatro reimpressões, ainda não foi lido como deveria.
“Eu desejei explicar o funcionamento da humilhação como tecnologia de subjetivação. Minha pergunta ao escrever esse livro dizia respeito ao modo como a humilhação é utilizada no dia a dia, criando a noção de seres superiores e inferiores”, conta Tiburi. Segundo a filósofa, Nelson Rodrigues teve uma verdadeira iluminação ao falar sobre isso, embora hoje, diz, a questão siga sendo um problema entre nós em todas as instâncias sociais. “As pessoas continuam humilhando e se deixando humilhar. Espero que meu livro ajude a entender por que”. Sobre estar com Igiaba, que assinou o prefácio de um dos livros de Marcia, publicado na Itália em 2020, é uma alegria: “esse convite para o Clube é uma coincidência muito feliz”, diz.
O encontro acontece em 19 de março de 2025, a partir das 17h30, no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro (CCBB RJ). A entrada é gratuita e os ingressos ficam disponíveis a partir das 9h da manhã do dia do evento.
Clube de Leitura CCBB completa quatro anos e reforça a interface entre as artes por meio de palavras, se firmando como evento internacional de leitura. Com mediação de Suzana Vargas, também curadora do evento, e do poeta Rámon Nunes Mello, a edição de 2025 do Clube de Leitura CCBB pretende trabalhar as relações da literatura com as outras artes: música, teatro, cinema.
O objetivo, segundo Suzana, é levar o público leitor a perceber como a palavra rege quaisquer manifestações artísticas. “Clássicos da literatura, autores contemporâneos, dramaturgos, escritores que expressam parte da alma brasileira, poetas do cotidiano estão programados para essa nova temporada. Com ela pensamos atingir um público mais amplo, diverso, bem como fazer com que os livros sejam compreendidos mais além de suas fronteiras escritas”, antecipa a curadora. No ano em que a cidade do Rio de Janeiro recebe a nomeação de Capital Mundial do Livro, o Clube de Leitura CCBB, com patrocínio do Banco do Brasil, trará ao país outros escritores internacionais ao longo do ano nos seus encontros mensais, como mais uma forma de contribuir para a visibilidade da leitura como importante veículo de conhecimento e cidadania.
“A Biblioteca Banco do Brasil, instalada no 5º andar do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro hoje disponibiliza mais de 250 mil títulos ao público frequentador, gratuitamente, e é uma das bibliotecas com maior extensão de funcionamento diário – das 9h às 20h, incluindo sábados, domingos e feriados. Em 2024, foram mais de 126 mil leitores atendidos. A iniciativa do Clube de Leitura CCBB, criado em 2022, tem se mostrado cada vez mais relevante para aproximar o público frequentador do CCBB das artes literárias, popularizando o tema, o tornando acessível e contribuindo para a reflexão sobre a importância da leitura no mundo contemporâneo”, afirma Sueli Voltarelli, Gerente Geral do CCBB Rio de Janeiro.
Os vídeos dos encontros ficarão disponíveis, na íntegra, no YouTube do Banco do Brasil. O projeto vai até dezembro de 2025 e os encontros presenciais são realizados na segunda quarta-feira de cada mês. Entre os autores já confirmados estão Ney Matogrosso, Marcelo Rubens Paiva, José Miguel Wisnik, Daniel Munduruku e Scholastique Mukasonga.
Serviço: Clube de Leitura CCBB 2025 – Igiaba Scego e Márcia Tiburi Encontro presencial - 19 de março de 2025 Às 17h30
Evento Gratuito Classificação indicativa: Livre Ingressos disponíveis na bilheteria do CCBB ou pelo site bb.com.br/cultura a partir das 9h do dia do encontro.
Centro Cultural Banco do Brasil Rua Primeiro de Março, 66, Centro, Rio de Janeiro. Biblioteca Banco do Brasil – 5º andar Contato: 21 3808-2020 | ccbbrio@bb.com.br bb.com.br/cultura | x.com/ccbb_rj | facebook.com/ccbb.rj | instagram.com/ccbbrj
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: