HOME > Cultura

Presidente lamenta morte de José Celso Martinez: "não será esquecido"

"O legado de José Celso Martinez marcou a história das artes no Brasil. Corajoso, sempre defendeu a democracia e a criatividade, muitas vezes enfrentando a censura", escreveu Lula

(Foto: Divulgação/ Ricardo Stuckert )

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lamentou a morte do dramaturgo José Celso Martinez Correa, que veio a óbito nesta quinta-feira (6). Lula destacou a trajetória de Zé Celso como "um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro".

Confira a nota: 

O Brasil se despede hoje de um dos maiores nomes da história do teatro brasileiro, um dos seus mais criativos artistas. José Celso Martinez Correa, ou Zé Celso, como sempre foi chamado carinhosamente, foi por toda a sua vida um artista que buscou a inovação e a renovação do teatro.

Corajoso, sempre defendeu a democracia e a criatividade, muitas vezes enfrentando a censura. Transformou o Teatro Oficina em São Paulo em um espaço vivo de formação de novos artistas. Deixa um imenso legado na dramaturgia brasileira e na cultura nacional. Meus sentimentos aos seus familiares, alunos e admiradores. O legado de José Celso Martinez marcou a história das artes no Brasil e não será esquecido.

O estado de saúde de Zé Celso havia piorado na quarta-feira (5), quando ele desenvolveu quadro de insuficiência renal. Desde então, ele não conseguiu responder ao tratamento. Na manhã desta quinta-feira, o diretor teve falência dos órgãos. Ele estava internado na UTI do Hospital das Clínicas desde a manhã de terça-feira (4), após sofrer queimaduras devido a um incêndio em seu apartamento no bairro Paraíso, na Zona Sul de São Paulo. Teve 53% do corpo atingido por queimaduras, ficou sedado, entubado e com ventilação mecânica.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: