HOME > Economia

"Americanas já está quebrada", diz Júlio Damião

Estrategista de investimentos afirma que a falência da empresa é apenas uma questão de tempo

Julio Damião, Lojas Americanas, Beto Sicupira, Jorge Paulo Lemann e Marcel Herrmann Telles (Foto: Reprodução | REUTERS/Ueslei Marcelino | Divulgação)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 – O professor e estrategista de investimentos Júlio Damião afirmou, em entrevista ao jornalista Leonardo Attuch, editor da TV 247, que a Americanas, empresa que fraudou seus balanços e distribuiu lucros fictícios a seus acionistas, já está tecnicamente quebrada. "O que chama a atenção do mercado é os acionistas não colocarem dinheiro. A empresa já está falida, pois não tem a confiança dos investidores, não tem crédito, perdeu clientes e não tem mais apoio dos fornecedores", afirma. "Pouquíssimas empresas saem da recuperação judicial", acrescenta.

Damião diz ainda que o caso Americanas deixa uma grande preocupação no mercado de capitais brasileiro. "A investigação vai dizer se é o caso de ações criminais. Vinte bilhões é muito dinheiro para ser uma inconsistência contábil", afirma. "Cheiro da Arthur Andersen está batendo forte na PwC", ressalta, lembrando da auditoria que faliu no caso de outra grande fraude contábil, que foi o da Enron.

O analista de investimentos ressalta a inviabilidade da companhia. "Como o cliente vai acreditar na Americanas se o acionista não acredita? O mercado perdeu a confiança nas Americanas", aponta, destacando que não é a primeira fraude protagonizada pelos bilionários Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira. "A Heinz teve problema de fraude contábil também", recorda.

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: