Bolsonaro protege despesas militares e libera cortes em verbas de Educação e Saúde
Com a decisão, Bolsonaro blinda despesas ligadas aos ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia de bloqueios de verba no ano que vem e não livra de eventuais cortes os gastos com compra de equipamentos para escolas infantis e de medicamentos para doenças raras, previstos no Orçamento de 2020
247 - As decisões de Jair Bolsonaro a respeito do Orçamento de 2020 do governo federal protege as verbas militares e libera para cortes investimentos em Educação e Saúde, apontam os jornalistas Adriana Fernandes, Mateus Vargas e Tânia Monteiro no Estado de S.Paulo nesta sexta-feira 6.
Com isso, ficam blindadas despesas ligadas aos ministérios da Defesa e da Ciência e Tecnologia de bloqueios de verba no ano que vem, enquanto gastos com compra de equipamentos para escolas infantis e de medicamentos para doenças raras não estarão livres de eventuais cortes.
Ao todo, Bolsonaro blindou R$ 7,2 bilhões em despesas ligadas aos dois ministérios, que incluem construção de submarinos, compra de aeronaves e de cargueiros militares. No caso da Ciência e Tecnologia, todo o orçamento da pasta no ano que vem – de R$ 11,7 bilhões – passou a ser imune aos bloqueios.
Os bloqueios mostram que Bolsonaro prioriza uma área - e não qualquer área, mas a de sustentação de seu governo - em detrimento de setores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Desta forma, ele atende a um pedido antigo das Forças Armadas.
❗ Se você tem algum posicionamento a acrescentar nesta matéria ou alguma correção a fazer, entre em contato com redacao@brasil247.com.br.
✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: