TV 247 logo
HOME > Economia

Economista aponta superávit massivo da agricultura brasileira e diz que país está se tornando potência mundial no setor

Economista do IIF apontou que o real está desvalorizado

Homem manuseia grãos de soja durante estação da colheita perto da cidade de Campos Lindos (Foto: REUTERS/Ueslei Marcelino)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - O economista-chefe do Institute of International Finance (IIF), Robin Brooks, apontou em seu Twitter que o Brasil está se transformando em uma potência agrícola global, observando a tendência de crescimento constante do superávit no setor.

Segundo Brooks, diante das perspectivas de crescimento do superávit, o real ainda está desvalorizado. "O Brasil está se transformando na potência agrícola mundial. O superávit comercial do Brasil vem crescendo. A razão para isso é uma mudança estrutural para superávits comerciais muito grandes e crescentes na agricultura. Há também um excedente de petróleo, mas é menor. O real brasileiro está desvalorizado!, escreveu o economista. 

No biênio 2020-21, o Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio brasileiro alcançou recordes e, em 2020, seu crescimento bateu 24% em relação aos ganhos de 2019 e representava 26,6% de todo o PIB brasileiro. Em 2021 a participação chegou 27,4%.

A balança comercial do agronegócio iniciou o ano de 2023 com superávit de US$ 8,69 bilhões, bem acima do superávit de US$ 2,61 bilhões da balança comercial total (que considera produtos de todos os setores).

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: