HOME > Economia

Eduardo Moreira será ouvido na CPI da Americanas para ajudar a analisar balanços

Economista e conhecedor dos meandros do mercado financeiro, apresentador do canal ICL Notícias foi convidado por requerimento apresentado por deputados do PSOL

Eduardo Moreira (Foto: Felipe L. Gonçalves/Brasil247)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

Filipe Calmon, especial para a sucursal do 247 em Brasília - O requerimento da deputada federal Fernanda Melchionna (PSOL-RS) e do deputado federal Tarcísio Motta (PSOL-RJ) para que o economista Eduardo Moreira fosse convidado a prestar depoimento na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Americanas S.A. foi aprovado durante reunião realizada na tarde desta terça-feira (13 de junho).

Segundo a deputada gaúcha, Moreira "tem contribuído em várias elaborações no que diz respeito à questão do funcionamento e das más práticas de funcionamento do mercado de capitais brasileiro, como no caso".

Para ela, é preciso responsabilizar as pessoas que fizeram parte da gestão direta da empresa, e não apenas a varejista que hoje se encontra em recuperação judicial. "Estamos falando de pessoas. Pessoas que fizeram parte de um roubo premeditado, ao que nos parece, sistemático ao longo de, no mínimo, uma década com fraudes sistemáticas nos balancetes e com, infelizmente, uma arquitetura da impunidade que permitiu que isso perdurasse por alguns anos até estourar um escândalo nessas quantias vultuosas", disse para sustentar a lógica do convite feito ao economista.

Além do requerimento para levar Eduardo Moreira à CPI na condição de “informante”, foram também aprovados outros dois convite na Comissão Parlamentar de Inquérito, ambos de autoria dos deputados do PSOL. Um, para convidar o administrador especialista em governança corporativa e classificação de risco Marcel Fukayama, e outro para requerer ao Ministério Público do Trabalho "informações acerca de processos administrativos e/ou judiciais envolvendo as Americanas".

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: