HOME > Economia

Lula anuncia retomada das obras da ferrovia Norte-Sul ao lado de José Sarney (vídeo)

As duas lideranças fizeram agradecimentos pela retomada das obras da ferrovia, que teve início no governo Sarney. Veja estatísticas que refletem a importância do empreendimento

Luiz Inácio Lula da Silva (à esq., no círculo), José Sarney (de óculos) e a ferrovia Norte-Sul (Foto: Reprodução (Rede Social) / Beth Santos (Secretaria-Geral da PR))

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no canal do Brasil 247 e na comunidade 247 no WhatsApp.

247 - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) destacou nesta sexta-feira (16) a importância de se retomar as obras da ferrovia Norte-Sul. A construção teve início em 1986, no governo do então presidente José Sarney (MDB). As duas lideranças iriam para a cidade de Rio Verde (GO) inaugurar um trecho da obra. "Obrigado pela ideia de construir a ferrovia Norte-Sul", disse o petista junto com o ex-presidente, em Brasília (DF). Sarney respondeu. "Muito obrigado, presidente. Ainda estou vivo, assistindo o senhor fazer essa grande obra para o Brasil". 

A ferrovia tem 2.257 quilômetros (km) e atravessa quatro regiões. De acordo com a Associação Nacional dos Transportadores Ferroviários (ANTF), o modal ferroviário brasileiro recebeu cerca de R$ 141,9 bilhões de investimentos nas últimas décadas, mas  representa cerca de 21,5% do transporte de carga no País, inferior a países continentais como Rússia (81%), Canadá (34%), Estados Unidos (27%) e Austrália (55%).

A ANTF informou que, em 2021, mais de 93% do minério de ferro exportado chegou aos portos brasileiros por trilhos. O modo ferroviário responde pelo transporte de mais de 49% dos granéis sólidos agrícolas exportados e, no caso do açúcar, o percentual é de quase 53%. 

As obras da Ferrovia Norte Sul ganharam impulso a partir de 2007 por causa do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), no segundo mandato de Lula. Na época, o trecho de Açailândia (MA) a Porto Nacional (TO) foi concedido para operação pela VLI Logística. A empresa Rumo passou a administrar o tramo centro-sul da ferrovia, entre Porto Nacional (TO) e Estrela D'Oeste (SP), em um trecho de 1.537 km. 

Nos últimos quatro anos, a Rumo construiu três novos terminais em São Simão (GO), Rio Verde (GO) e Iturama (MG). Segundo o governo federal, a empresa investiu R$ 4 bilhões em obras de infraestrutura, terminais e material rodante. Além dos terminais, outras obras de infraestrutura foram necessárias para a conclusão a ferrovia, como a construção de quatro pontes entre Goiás, São Paulo e Minas Gerais, centenas de quilômetros de trilhos e inúmeros pátios, como o que faz a ligação entre as Malhas Central e Paulista na cidade de Estrela D’Oeste (SP). 

*Com informações da Agência Brasil

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: