TV 247 logo
    HOME > Economia

    Uso do dólar como arma política vai acelerar a fuga da moeda estadunidense, aponta Reuters

    Reportagem aponta que muitos países buscarão reservas em outras moedas

    (Foto: Valter Campanato/Agência Brasil)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Reuters - As sanções dos EUA contra a Rússia devem acelerar um movimento de alguns países para reduzir sua dependência do dólar, o que também pode diminuir a demanda por títulos do Tesouro, assim como o Federal Reserve, o maior detentor de dívida dos EUA, pretende cortar participações em títulos.

    Os Estados Unidos e outras nações ocidentais impuseram sanções econômicas generalizadas contra a Rússia em resposta à invasão da Ucrânia, que efetivamente cortaram o banco central da Rússia, o fundo soberano, bancos e certos indivíduos de entrar em transações em dólares americanos. 

    O dólar é a principal moeda de reserva do mundo. Analistas dizem que usá-lo como uma arma financeira provavelmente acelerará um movimento já em andamento por muitos países para diversificar os investimentos em moedas alternativas.

    “Quanto mais o usamos, mais outros países vão se diversificar devido a razões geopolíticas”, disse Zongyuan Zoe Liu, pesquisador de economia política internacional do Conselho de Relações Exteriores.

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: