De vendedor de doces no farol a criador de empresa de educação financeira
Fundador da Martello EF orienta empreendedores que estão começando com base em sua trajetória de vida
247 - Para Thiago Martello, fundador da Martello EF, empresa que abocanhou investidores no programa Shark Tank Brasil ao oferecer uma metodologia própria, empreender é algo natural. “Desde muito cedo passei a fazer parte do mundo do empreendedorismo, ainda que os desafios tenham sido diferentes a cada fase”, conta.
O início de Martello na vida empreendedora começou aos nove anos de idade, quando começou a trabalhar vendendo balas em semáforos da Zona Leste de São Paulo para ajudar a compor a renda familiar. “Gosto sempre de citar essa parte de minha história, pois aprendi muito com ela”, diz.
Ele afirma que precisava calcular, por exemplo, por quanto comprar ou vender os doces para conseguir determinado resultado, e isso o acabou ajudando a entender o valor do dinheiro e a reforçar a importância de saber lidar com ele. “Entendo que comecei por uma necessidade, mas procuro extrair as lições que aprendi com essa fase. Me lembro que, naquela época, acabava ganhando quase três vezes o valor do salário mínimo porque realmente conseguia vender bem e por um bom valor”, diz o fundador da Martello EF.
A experiência na infância também o ajudou a exercitar o lado comercial, algo que foi aprimorado ao longo dos anos. “O empreendedor precisa saber oferecer seu produto ou serviço. Atualmente, quando realizo vendas na Martello, me lembro que foi no farol que comecei a aprender na prática como gerar valor ao que é ofertado”, menciona.
Essa época também levou o empreendedor a entender que a Educação Financeira pode mudar vidas, levando-o a abrir a empresa que dirige hoje, a Martello Educação Financeira, que já faturou mais de R$ 1 milhão nos últimos anos e atendeu mais de 1.000 casais em mentorias.
“Costumo contar para meus mentorados e clientes que se minha família tivesse tido mais educação financeira, talvez eu não tivesse precisado ir trabalhar nas ruas tão cedo e não tivéssemos passado por tantas dificuldades. Por isso eu enfatizo a importância de todos saberem lidar bem com dinheiro, e isso pode ser aprendido a qualquer tempo. Quanto antes, melhor”, orienta Martello.
O educador e planejador financeiro acabou se tornando Bacharel em Administração e pós-graduado especialista em Gestão Financeira pela FGV. Atualmente, conta com quase vinte anos de experiência no mercado financeiro, sendo oito deles dentro de uma das maiores instituições financeiras do mundo e o restante com a sua própria empresa, atendendo famílias com o processo de mentoria e divulgando seu conhecimento em palestras e cursos. Um de seus grandes feitos foi ter participado do Shark Tank Brasil, maior programa de empreendedorismo do mundo, no qual conseguiu capturar o interesse de dois investidores.
Martello também publicou o livro Desplanilhe-se, no qual conta um pouco sobre sua trajetória de vida e a metodologia criada para ajudar a simplificar a educação financeira para todos.
Confira três orientações de Thiago Martello para o empreendedor que está começando:
- Procure fazer do limão uma limonada - “Se você precisa enfrentar determinadas dificuldades, concentre-se em arrumar oportunidades para resolvê-las no lugar de reclamar”.
- Tire lições a respeito de tudo que acontece - “Nem sempre as coisas serão fáceis, mas certamente todas as vivências trazem lições que podem ser aproveitadas agora ou no futuro”.
- Estude o máximo que puder - “Conhecimento é poder. Para alcançar patamares mais altos é preciso que você se dedique a aprender. Ninguém cresce continuando na zona de conforto”, diz ele.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: