TV 247 logo
    HOME > Empreender

    “É possível ter um negócio que gere impacto social à sua volta”, diz empreendedora

    Talita Matos fundou a empresa Singuê - consultoria brasileira especializada em diversidade, equidade e inclusão

    (Foto: Agência Brasil | Divulgação)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    Beatriz Bevilaqua, 247 - Nesta semana, o programa “Empreender Brasil” deu voz a uma catarinense, cientista política e empreendedora de impacto, que se reinventou diversas vezes até fundar a Singuê - consultoria brasileira especializada em diversidade, equidade e inclusão, que está deixando sua marca no mercado brasileiro. Talita Matos e Eliezer Leal são os fundadores e fazem questão de ter uma equipe formada 100% por pessoas negras.

    A catarinense é filha de um homem negro politizado que a ensinou desde cedo conceitos fundamentais sobre questões raciais. Talita também teve o pai como referência no empreendedorismo, já que ele deixou sua carreira de atleta prematuramente por conta de uma fratura no joelho. A alternativa foi empreender e aos poucos construiu um negócio sólido.

    Além disso, Talita se dedicou a projetos sociais e programas de desenvolvimento de carreiras para jovens em todo o país e trabalhou por mais de 20 anos no terceiro setor. Ela vendia seu “capital intelectual”, mas ainda não se sentia preparada para criar um negócio robusto.

    “Uma das coisas que aprendi sobre o empreendedorismo é que não podemos ser muito apaixonadas pelo produto e sim pelo problema que a gente quer resolver. Antes de ter o modelo de negócios estruturado, eu validei se a questão que eu queria resolver era real e se alguém pagaria por isso”, explicou Talita.

    A empreendedora, que é mãe de três - sendo dois gêmeos ainda bebês - conta os desafios de conciliar a maternidade com o empreendedorismo, mas destaca que a rede de apoio é fundamental no processo. Ela tem Eliezer Leal, marido e também sócio como parceiro de trabalho e de vida que a ajuda em todas as frentes.

    “Eu só consigo tocar o meu negócio porque tenho pessoas que me ajudam - desde meu marido, minha mãe, a secretária, a escola deles. Se não tiver alguma estrutura os pratos caem, porque as mulheres acabam adoecendo”, enfatizou.

    O programa "Empreender Brasil" traz a cada semana um brasileiro ou brasileira de alguma parte do país para compartilhar a sua jornada empreendedora, desafios, superações e impacto. O programa é conduzido pela jornalista Beatriz Bevilaqua, que também apresenta o “Sociedade do Amanhã” todos os sábados às 17h na TV 247, onde discute semanalmente as principais transformações da sociedade nas últimas décadas e uma perspectiva sobre o nosso futuro.

    Assista à entrevista com Talita Matos:

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: