TV 247 logo
    HOME > Empreender

    Mestres e doutores com pesquisas com potencial de inovação são foco do novo ciclo do Catalisa ICT

    Lançamento ocorre na próxima terça-feira (3), durante o Fórum Sebrae de Inovação, em São José dos Campos (SP)

    (Foto: Michal Jarmoluk/Pixabay)

    ✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

    André Luiz Gomes, Agência Sebrae - O Sebrae abre, nesta terça-feira (3), as inscrições para o novo ciclo da jornada Catalisa ICT, programa do Sebrae que vai fomentar projetos de inovação baseados em pesquisas científicas em todo o país. O lançamento do edital acontece durante o Fórum Sebrae de Inovação, que vai ser realizado na 34ª edição da Conferência Anprotec, um dos mais importantes eventos de inovação e empreendedorismo do Brasil realizado no Parque de Inovação Tecnológica (PIT), em São José dos Campos (SP). Dessa vez, o edital é voltado para mestres e doutores, com pesquisas concluídas ou não, que tenham pesquisas com potencial de inovação.

    Neste ciclo, o programa de aceleração do Sebrae atenderá exclusivamente pesquisadores inscritos desde a primeira etapa. Isso garante uma jornada contínua e integrada, promovendo um desenvolvimento mais consistente e eficaz. Por 24 meses, os participantes receberão capacitação, mentorias e participarão em eventos de conexões. As propostas devem ser submetidas até 2 de fevereiro de 2025. O objetivo é reunir cerca de 2 mil pesquisas com potencial de Inovação, apoiar 300 planos de inovação e atender 150 empresas inovadoras.

    Durante o programa, pesquisadores e deeptechs estarão em constante conexão com grandes players do mercado, ajustando suas soluções às demandas reais. Com o apoio de parceiros do mercado de indústria e investidores, essa colaboração estratégica irá acelerar o momento de colocar o produto no mercado e garantir uma maior aceitação dessas inovações. As deeptechs participantes da iniciativa acumulam pontos a partir do alcance de marcos na jornada: conexões com indústrias, apresentação de pitches em eventos, prêmios nacionais e internacionais, obtenção de investimentos, faturamento, entre outros.

    Estarão presentes no lançamento o gerente nacional de inovação do Sebrae, Paulo Renato; a coordenadora de tecnologias portadoras de futuro do Sebrae, Hulda Giesbrecht; e a presidente da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), Adriana Ferreira de Faria. A aceleração da neoindustrialização no país, impactos sustentáveis e transformadores para a sociedade e a internacionalização das deeptechs brasileiras são alguns dos resultados esperados com o novo ciclo.

    "Com o Catalisa ICT e o poder das deeptechs, estamos abrindo novos caminhos para transformar ciência em soluções revolucionárias. Juntos, vamos impulsionar o futuro da inovação no Brasil e moldar um novo horizonte tecnológico", afirma Hulda Giesbrecht, coordenadora de tecnologias portadoras de futuro do Sebrae.

    Sobre o programa

    A jornada de aceleração Catalisa ICT já cumpriu um ciclo e inicia uma novo ciclo a partir deste edital. O primeiro, realizado em 2020, foi voltado à mobilização dos pesquisadores e o despertar para empreender. Na sequência, os participantes aprenderam a estruturar seus projetos. Entre 2021 e 2022, começaram a desenvolver e a testar seus produtos. Em 2024 foi a hora de escalar essas iniciativas inovadoras.

    A ação é promovida pelo Sebrae em parceria com diversas entidades do ecossistema nacional de inovação com o objetivo de acelerar negócios inovadores de base tecnológica, além de promover a aproximação entre universidades e mercado.

    Desde 2020, o Sebrae já investiu no Catalisa ICT cerca de R$ 60 milhões em bolsas, auxílios, eventos e projetos de inovação e de internacionalização. Cerca de 3.000 mil pesquisadores brasileiros foram atendidos por meio da iniciativa. Além disso, o Sebrae construiu um catálogo com mais de 170 empresas que têm soluções inovadoras e que estão aptas a receber investimentos.

    Para execução do Catalisa ICT, o Sebrae conta com a colaboração do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI); do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq); do Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI); do Conselho Nacional das Fundações de Amparo à Pesquisa (CONFAP); da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec); do Fórum Nacional de Gestores de Inovação e Transferência de Tecnologia (Fortec); da Empresa Brasileira de pesquisa e inovação industrial (Embrapii), entre outras.

    iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

    Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: