TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Empreender

Pesquisa aponta que 55% dos empreendedores mineiros não conhecem o termo ESG

Conceito tem grande adesão nas grandes empresas, mas ainda é um desafio para os pequenos negócios

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

247 - Uma pesquisa realizada pelo Sebrae Minas revelou que 55% dos empreendedores mineiros não estão familiarizados com o termo ESG – que, em inglês, refere-se aos princípios de Environmental, Social e Governance (meio ambiente, social e governança corporativa em português) – mesmo que adotem práticas em seus negócios que se alinham com o conceito.

O estudo, intitulado "ESG nos Pequenos Negócios", entrevistou 1.031 proprietários de pequenos negócios no estado, sendo 49% microempreendedores individuais (MEI), microempresas (ME) e 10% empresas de pequeno porte (EPP). Quanto aos setores, a maior participação foi de serviços (36%), seguido por comércio (33%), indústria (20%) e construção civil (11%).

Os dados da pesquisa indicam que a maioria das empresas adota alguma medida para economizar energia elétrica (80%), como a substituição de lâmpadas incandescentes ou fluorescentes por lâmpadas de LED. Além disso, 63% reduzem o consumo de plástico e 62% separam os descartes para a coleta seletiva de lixo. No entanto, 59% dos entrevistados não implementam ações para economizar água, como reaproveitamento, uso de torneiras de pressão e equipamentos de baixo consumo.

Na dimensão da governança, a pesquisa mostra que 81% das empresas conseguem cumprir suas obrigações financeiras em dia; 66% realizam planejamento estratégico; e 52% possuem algum canal de comunicação para receber críticas, elogios e sugestões de clientes, fornecedores e funcionários. Esse percentual cresce conforme o porte das empresas: 48% dos MEI, 57% das microempresas e 65% das empresas de pequeno porte.

Embora 80% das empresas afirmem ter contratos com todos os funcionários e prestadores de serviços, a informalidade é maior entre os negócios menores: 32% dos MEI não possuem contratos com todos os seus funcionários, enquanto para as microempresas esse percentual é de 12% e para as empresas de pequeno porte, 10%. (*Com informações do Estado de Minas)

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: