População idosa cresce no Brasil e abre novas oportunidades para pequenos negócios
Dados publicados pelo IBGE mostram um salto de 75,5 para 76,4 anos. Como os pequenos negócios podem lidar com aeconomia da longevidade
André Luiz Gomes, Agência Sebrae - A quantidade de pessoas acima dos 60 anos não para de crescer no Brasil. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) publicados nesta sexta-feira (29), a expectativa de vida do brasileiro chegou a 76,4 anos. Os dados são da Tábua de Mortalidade, apurada em 2023. No ano anterior, a projeção de vida das pessoas no país ao nascer era de 75,5 anos. As informações levam em conta a média entre homens e mulheres.
Ao observar este movimento, o Sebrae orienta os pequenos negócios em relação à economia da longevidade – também conhecida como economia prateada. Em pouco mais de duas décadas, a quantidade de idosos no país dobrou. Saiu de 15,2 milhões, em 2000, para 33 milhões, em 2023. A previsão é de que, em 2070, mais de um terço da população nacional será de pessoas acima dos 60 anos (37,8%).
"É necessário que os pequenos negócios estejam adaptados a este momento da sociedade. Por isso, é importante capacitar os funcionários para atender este público e torná-lo fiel", afirma Flávio Barros, analista de Competitividade do Sebrae.
O analista ressalta que é importante que os pequenos negócios tornem a experiência do consumidor mais prazerosa, para fazer com que ele volte mais vezes. Pensar em estratégias como filas e estacionamentos especiais, equipe cordial e tempo de espera reduzido podem contribuir com a satisfação do idoso.
Saiba mais sobre a economia prateada e as tendências para este mercado:
Para atrair o público formado por pessoas acima dos 60 anos, é importante que os pequenos negócios levem em consideração três aspectos:
1) Atendimento: O atendimento a uma pessoa acima de 60 anos não pode ser feito da mesma forma que o serviço que é oferecido a uma pessoa jovem. É necessário um atendimento especial. Pode ser que a velocidade de processamento e tomada de decisão de uma pessoa com mais de 60 anos seja diferente e ela precise de um tempo a mais para tomar a decisão de compra.
2) Comunicação: É necessário que o público sênior se enxergue em suas ações de marketing. É interessante que as redes sociais também estejam adaptadas a estes possíveis clientes.
3) Respeito: O cliente com mais de 60 anos é muito mais fiel do que um consumidor jovem. Isso é importante também para o empreendedor, afinal, fidelizar cliente é uma garantia e um diferencial no mercado. O etarismo é algo que desrespeita e incomoda profundamente este público.
iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular
Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: