TV 247 logoAPOIE o 247
Buscar
HOME > Empreender

'Precisamos dar vazão ao potencial de empreendedores LGBT para melhorar nosso ambiente de negócios, defende Margarete Coelho

Diretora de Administração e Finanças do Sebrae levou ao Pacto Global da ONU pesquisa sobre empreendedorismo na comunidade LGBTQIAP+

Para a diretora de Administração e Finanças do Sebrae, Margarete Coelho, a diversidade de ideias é o ponto de partida para soluções inovadoras. (Foto: Divulgação/Sebrae)

✅ Receba as notícias do Brasil 247 e da TV 247 no Telegram do 247 e no canal do 247 no WhatsApp.

Agência Sebrae - O Sebrae está presente no SDGs in Brazil, o maior encontro de sustentabilidade corporativa da rede brasileira do Pacto Global da ONU, que acontece na sede das Nações Unidas, em Nova York, nos Estados Unidos. A diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional, Margarete Coelho, foi convidada para participar como palestrante para falar sobre o tema “Empreender com diversidade para construir futuros inclusivos” e apresentar os primeiros resultados da pesquisa nacional sobre Empreendedorismo na comunidade LGBTQIAP+. O levantamento está sendo conduzido por Sebrae, Pacto Global da ONU, Nhai e Almap.

"Quando abordamos a população LGBTQIAP+ no contexto do mercado de trabalho, encontramos diversos desafios, e o empreendedorismo é uma oportunidade importante de inclusão socioeconômica no país", afirmou.

A diretora é uma das 500 lideranças presentes em prol dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, entre representantes do governo, formadores de opinião, especialistas, representantes do setor empresarial e da sociedade civil e da imprensa.

Margarete Coelho enfatizou que o empreendedorismo, de fato, representa uma poderosa ferramenta para a inclusão e o empoderamento. “Ao oferecer uma alternativa ao mercado de trabalho tradicional, muitas vezes limitado por preconceitos e barreiras, o empreendedorismo permite que indivíduos da comunidade LGBTQIAP+ possam construir negócios diversos, inclusivos, que atendem às suas necessidades econômicas e melhorem sua qualidade de vida”, frisou. "Além disso, a diversidade de ideias é o ponto de partida para soluções inovadoras e precisamos dar vazão ao potencial dos empreendedores LGBT pra melhorar nosso ambiente de negócios no Brasil", acrescentou a diretora de Administração e Finanças do Sebrae Nacional.

Conheça ações que o Sebrae já implementa:

Capacitação e Formação: desenvolver programas de capacitação e treinamento específicos para empreendedores LGBTQIAP+, abordando desde a concepção de negócios até estratégias de crescimento e gestão financeira.

Mentoria e Networking: oferecer serviços de mentoria e criar redes de contatos que conectem empreendedores LGBTQIAP+ com profissionais experientes, grandes empresas, investidores e outros empreendedores.

Apoio à Formalização e ao acesso ao crédito: facilitar o processo de formalização de negócios, oferecendo orientações e suporte para a abertura e gestão de empresas, garantindo que empreendedores possam acessar todas as oportunidades disponíveis no mercado.

Campanhas de Conscientização: promover campanhas para sensibilizar o mercado e a sociedade sobre a importância da inclusão e da diversidade no ambiente empresarial, combatendo preconceitos e estimulando práticas mais inclusivas.

Parcerias Estratégicas: trabalhar em colaboração com outras instituições e organizações que atuam na promoção da diversidade e inclusão, para fortalecer as iniciativas e ampliar o impacto das ações.

Pacto Global da ONU – Rede Brasil

Foi criado em 2003 e hoje é a segunda maior rede local do mundo, com mais de 2 mil participantes. Os mais de 50 projetos realizados no país abrangem, principalmente, os temas: Água e Saneamento, Alimentação e Agricultura, Energia e Clima, Direitos Humanos e Trabalho, Anticorrupção, Engajamento e Comunicação. Parte fundamental desse trabalho é a promoção de eventos de relacionamento e construção de redes, quando lideranças de todos os setores conversam em torno das pautas urgentes da nossa sociedade.

O objetivo Pacto Global da ONU é acelerar e escalar o impacto coletivo global dos negócios, mantendo os Dez Princípios e entregando os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) por meio de empresas e ecossistemas responsáveis que permitam mudanças. Com mais de 18 mil empresas e 3,8 mil signatários não empresariais baseados em mais de 101 países e 65 Redes Locais, o Pacto Global da ONU é a maior iniciativa de sustentabilidade corporativa do mundo – um Pacto Global que une negócios por um mundo melhor.

iBest: 247 é o melhor canal de política do Brasil no voto popular

Assine o 247, apoie por Pix, inscreva-se na TV 247, no canal Cortes 247 e assista: